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Sob a ótica de Vygotsky (2007), a instituição escolar exerce um papel determinante na formação da subjetividade individual, compreendendo o sujeito como um ente psicológico em constante evolução dentro do contexto da educação formal. O processo de mediação, conduzido pelos profissionais da educação, que vincula
Sobre o tecido adiposo marrom (TAM), observe trechos de duas reportagens sobre o assunto. A primeira foi publicada no Jornal da USP em 04/02/2019 e a segunda no site Medscape em 03/09/2024: “O tecido adiposo marrom é conhecido há muitas décadas como um tecido termogênico em mamíferos, porém sua significância clínica em humanos vem demonstrando que adultos também possuem TAM ativo, especialmente após exposição ao frio. Essa descoberta levou a um enorme aumento nas
Tema: Os desafios enfrentados pelo profissional da educação e a busca pela motivação diária.
Tendências Liberais: caracterizam-se pela ênfase na transmissão de conteúdos prontos, na centralidade do professor como figura de autoridade e na disciplina como pilar essencial do ensino.
Tendências Progressistas: valorizam a participação ativa do aluno, a construção do conhecimento de forma crítica e colaborativa, além de promover uma relação mais horizontal entre professor e aluno. Tendências que fazem parte deste grupo: Libertadora e Histórico-crítica.
Teste
TEXTO 1 De acordo com Almeida, Silva e Vertuan (2012), uma atividade de Modelagem Matemática envolve fases relativas a um conjunto de procedimentos, a saber: inteiração, matematização, resolução, interpretação de resultados e validação. Essas fases são caracterizadas em uma atividade cuja configuração pode ser traduzida no seguinte esquema:
Texto 1. Considere aquilo que você sabe a respeito do mundo, dos outros e de você mesmo: toda essa informação foi adquirida através da experiência e está armazenada em suas memórias. Somos seres com história, construímos nossa identidade através de um processo que mescla as experiências vividas no ambiente e as nossas vivências interiores; assim, somos quem somos porque aprendemos e lembramos DALMAZ & ALEXANDRE NETTO, 2024, p. 24).
TEXTO 2 Biembengut (2019, p. 49) considera que “o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática perpassa por três etapas: percepção e apreensão; compreensão e explicitação; e significação e expressão; elucidando ainda que […] envolve as crianças em um ‘ir e vir’ entre: a percepção e apreensão de um tema ou assunto do contexto delas que possam manusear, observar, se inteirar; a compreensão e explicitação dos conteúdos curriculares sem que as crianças os desvinculem da realidade; e a significação e expressão desses conteúdos de forma que seus conhecimentos se aquilatem”.
Texto 2 Existem diversas conceituações de memória; com este termo nos referimos ao processo de armazenamento de informações adquiridas ontogeneticamente, que podem ser evocadas em qualquer momento, isto é, podem estar disponíveis para um comportamento relacionado ao contexto (CHAVES, 1993, p. 139).
Texto 2: trecho retirado da BNCC, no tópico COMPETÊNCIAS GERAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (competência número 5): “Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva” (BNCC, 2018).
Texto Base: Desenvolvimento Sustentável no Agronegócio Contudo, a exploração descontrolada dos recursos naturais para atender à demanda crescente por alimentos, fibras e biocombustíveis pode resultar em efeitos devastadores para o meio ambiente. Nesse sentido, o desenvolvimento sustentável no agronegócio surge como uma abordagem essencial para equilibrar a produção agrícola com a proteção ambiental. O conceito de desenvolvimento sustentável, amplamente debatido desde a publicação do Relatório Brundtland em 1987, implica atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades. No contexto agropecuário, isso envolve a adoção de práticas agrícolas que minimizem o uso de recursos não renováveis, promovam a biodiversidade, conservem o solo e a água, e reduzam as emissões de gases de efeito estufa. Além disso, o desenvolvimento sustentável no agronegócio requer a implementação de tecnologias inovadoras, como a agricultura de precisão e a biotecnologia, que podem aumentar a eficiência produtiva, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. Por exemplo, o uso de drones para monitoramento de safras permite a aplicação mais precisa de agroquímicos, reduzindo a quantidade necessária e minimizando a contaminação ambiental.
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