3- Entrar em contato com o fornecedor em caso de atraso da entrega de insumos. É necessário entrar em contato, visto que, não ocorreu no momento da compra a negociação de preços e prazos de entrega.
Mês de janeiro – Ocorrência de 3 situações de atraso no recebimento de matéria prima.
Mês de fevereiro – Ocorrência de 1 situações de atraso no recebimento de matéria prima.
4- Receber os insumos para o processo de produção: Devido a correria do dia a dia da empresa, os colaboradores não tem conseguido realizar a conferencia/ inspeção da matéria prima recebida.
5- Estocagem da matéria prima recebida
6- Enfestar o tecido e cortar: A empresa faz o alinhamento das folhas de tecido na mesa de corte. O número de folhas depende da quantidade a ser produzida e da capacidade da máquina de corte, que é de 17 folhas de tecido e 55 folhas para as máquinas pequena e grande respectivamente;
Mês de janeiro, 120 peças tiveram defeitos devido ao processo de enfestar e cortar.
Mês de fevereiro, 69 peças tiveram defeitos devido ao processo de enfestar e cortar.
7-Transporte do setor de corte para o setor de costura: O tempo gasto para transportar um lote de camisetas até a área de costura.
8- Fixar etiqueta na camisa: Na máquina Overloque é fixada a etiqueta, e nessa atividade, tem ocorrido atraso, visto que a máquina de overloque referente a etiqueta, tem dado problema.
Mês de janeiro a máquina parou 5 vezes
Mês de fevereiro a máquina parou 8 vezes.
9 – Unir um ombro: Ainda na máquina Overloque é costurada um ombro da camiseta,
10- Passar o viés da gola: Na máquina Overloque é feita a etapa de passar o viés da gola. Nessa atividade tem dado problema, e o produto tem saído com defeito, visto que, a peça do viés da gola, tem vindo menor.
Mês de janeiro 12 camisas com defeito na gola.
Mês de fevereiro 38 camisas com defeito na gola.
11- Costurar mangas;
12- Costurar laterais;
13 – Fazer a barra da camiseta;
14 – Transporte da seção de costura para seção de Inspeção;
15 – Inspecionar e Retirada de linhas: Nesta etapa é feita a inspeção da camiseta e retirada de linhas em excesso caso necessário; muitas peças ao ser retirada a linha tem feito um pequeno corte no tecido da peça pronta.
Mês de janeiro 14 peças chegou com defeito ao cliente
Mês de fevereiro 36 peças chegou com defeito ao cliente
16 – Embalar o produto: Nesta etapa a camiseta é passada, dobrada e colocada na embalagem;
17 – Armazenagem: Local onde é estocado a camiseta até a entrega ao cliente
18 – Transporte do produto final ao cliente: Tem ocorrido atraso devido falhas no processo de produção e problemas com a transportadora contratada.
Mês de janeiro 6 reclamações de atrasos por parte dos clientes.
Mês de fevereiro 12 reclamações de atrasos, por parte dos clientes
Fim