Para realização desta atividade, faça a leitura dos textos abaixo:
Texto 1:
“A nova BNCC torna-se uma referência para a construção do currículo, tornando-se um documento norteador para a definição do que ensinar, o que queremos do nosso aluno e quais a competências e habilidades queremos construir nesse aluno. Entender que a BNCC não é capaz de tratar cada particularidade, cada realidade local, com suas dimensões continentais, suas diferentes culturas, mas é um documento amplo, que trabalha com todos os estados e municípios e peculiares, sendo necessário que cada rede escolar construa de maneira autônoma os diferentes saberes, sem se esquecer que apesar de tantos desafios e tantas diferenças, é preciso oportunizar a todos uma base para se desenvolverem, levando em consideração o princípio da equidade, direitos iguais de aprendizagem. Precisa-se alinhar as ações para que um complemente o outro, refletindo no objetivo da aprendizagem, o que o educador pretende com o conteúdo planejado, o que almeja alcançar, que conhecimentos ele deseja inserir no seu alunado, verificar em que o ensino se associa com as habilidades que deverão ser desenvolvidas, pensando que metodologia será utilizada, como conduzir essas aulas, que atividades pedagógicas serão utilizadas no processo.
Um novo desafio é vislumbrado nesta perspectiva, pois os conteúdos devem e continuarão a existir, mas eles precisarão estar alinhados as competências e habilidades retratadas na BNCC. Pensar num currículo que se baseie nos princípios regidos pela nova Base Curricular, com foco nas Competências e Habilidades, numa construção colaborativa, um currículo construído em equipe, levando em consideração o olhar do educando, com respeito à autonomia, buscando a construção desse educando livre, respeitando as diversidades, não só locais, como cada indivíduo, com suas peculiaridades, seus diferentes saberes, construindo uma política para todos, onde todos possam aprender e se fazer aprender, buscando evidência científica, buscando as evidências como prova das argumentações, buscando o processo de ensino com clareza e objetividade, focado no que realmente precisa se aprender e a importância do que é ensinado no dia a dia desse aluno”.