ATIVIDADE 1 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: INOVAÇÃO E PENSAMENTO CRIATIVO – 52_2025
1ª QUESTÃO
Diante do avanço tecnológico que o mundo vive atualmente, o mercado de trabalho tem valorizado cada vez mais profissionais criativos por, geralmente, serem aqueles que buscam soluções inovadoras e otimizações de processos, o que torna a criatividade uma habilidade essencial e competitivamente vantajosa para profissionais em qualquer área de atuação.
Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando o exposto, analise as alternativas a seguir e assinale a que descreve corretamente qual foi a maior habilidade que está à frente com seu resultado.
ALTERNATIVAS
Abertura.
Dedicação.
Integridade.
Criatividade.
Pensamento Global.
2ª QUESTÃO
. . .
Com o passar do tempo, essas mesmas crianças passam a valorizar mais a lógica do que a imaginação, a focar na resposta certa e estigmatizar o erro. Isso se deve ao fato de o sistema educacional atual ser baseado na ideia de habilidade acadêmica. As crianças foram ensinadas a serem assim e, consequentemente, criam-se alguns mitos que geram bloqueios e precisam ser desmistificados.
Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024. (Adaptado).
Considerando o exposto, analise as alternativas a seguir e assinale a que descreve corretamente um mito que gera bloqueio e precisa ser desmistificado.
ALTERNATIVAS
about:blank 1/7
05/05/2025, 12:03 Unicesumar – Ensino a Distância
O mito do artista retrata que a criatividade é um dom de gênios, podendo ser treinada e desenvolvida.
O mito da criação em algumas situações, pode parecer que algumas ideias surgem repentinamente, como algo espontâneo. O mito do dom apoia-se na ideia de que criatividade é habilidade específica para artistas, designers, arquitetos, publicitários etc. O mito do dom traz que a criatividade não é um dom de gênios ou de algumas pessoas especiais. É uma habilidade que pode ser treinada e desenvolvida. O mito do artista apoia-se na ideia de que algumas ideias surgem repentinamente, como algo espontâneo. Na verdade, o que acontece nesses casos é uma combinação das referências que o indivíduo já possui. |
3ª QUESTÃO
Importante ressaltar que o processo criativo não é linear, e obstáculos, geralmente, aparecem entre uma etapa e outra, entretanto, conhecer cada etapa do processo, além de nortear a prática criativa, é o que lhe direcionará quando esses obstáculos aparecerem. Existem algumas ferramentas que ajudam no aperfeiçoamento de pensamentos e servem como um suporte ao processo criativo.
Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024. (Adaptado).
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:
- A técnica de PNI é muito usada para classificar ideias de forma clara e objetiva, a fim de facilitar o processo de criação.
- A técnica de Brainstorming tem o objetivo de analisar ideias levando em conta seus aspectos positivos, negativos e interessantes.
III. A técnica de PNI é muito utilizada, podendo ser individual, mas possui resultados mais efetivos quando feita coletivamente.
- O Mapa mental é um tipo de diagrama que permite gerenciar ideias conectando-as de maneira visual, ordenada e clara, a partir de um problema central.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
4ª QUESTÃO
about:blank 2/7
05/05/2025, 12:03 Unicesumar – Ensino a Distância
Crianças são instintivamente criativas. Imaginam, por exemplo, que fazem parte de uma banda (imaginação) e um balde transforma-se em tambor (ação). Não sabem nem técnicas, nem conceitos sobre processos criativos. São criativas porque nasceram assim.
Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024. Com base no texto do Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O texto afirma que as crianças demonstram criatividade através da imaginação e da ação, transformando objetos comuns em ferramentas para suas brincadeiras. PORQUE II. A criatividade infantil vai além da simples imaginação e improvisação, buscando entender como as coisas funcionam e como podem ser usadas de maneiras diferentes. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
5ª QUESTÃO
Além dos mitos sobre criatividade, outra razão para alguns se considerarem menos ou nada criativos é a definição de inteligência. Fomos incentivados a focar no desenvolvimento do conhecimento lógico, matemático e linguístico. Quem tem dificuldade nessas áreas costuma ser considerado menos inteligente, o que, segundo o psicólogo Howard Gardner (1994), é um equívoco.
Considerando o exposto, analise as afirmativas a seguir:
- A inteligência musical é a sensibilidade a ritmos, tons, melodias e timbres.
- A inteligência espacial é uma habilidade de uso do próprio corpo ou partes dele, como dançarinos e artesãos.
III. A inteligência corporal é uma habilidade de conceituar e manipular matrizes espaciais em maior ou menor escala. Por exemplo: navegação, arquitetura, fotografia.
- A inteligência lógico-matemática é a sensibilidade ao significado das palavras, à ordem entre elas e aos seus sons, ritmos e métricas, por exemplo, escrita de poesia.
É correto o que se afirma em
ALTERNATIVAS
about:blank 3/7
05/05/2025, 12:03 Unicesumar – Ensino a Distância
I, apenas.
I e IV, apenas. II e III, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e IV. |
6ª QUESTÃO
O processo criativo é a estruturação de pensamentos e ideias cujo objetivo é solucionar um problema de forma criativa e eficiente. É o processo de transformação de uma ideia em uma ação ou produto novo. Sendo assim, recomenda-se aplicar esse processo em projetos das mais diversas áreas, desde artes e publicidade até a programação, a engenharia, dentre outras.
Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando o exposto, analise as alternativas a seguir e assinale a que descreve corretamente uma etapa do processo criativo.
ALTERNATIVAS
A etapa de iluminação é quando a ideia surge, o criativo consegue ter ideias mais claras para solucionar o problema.
A etapa de iluminação é o momento de colocar em prática o que foi proposto na fase da incubação, de mostrar a sua ideia, testá-la e validá-la.
A etapa de implementação por vezes ignorada, é uma etapa muito importante, pois é um período de processamento inconsciente de tudo que assimilamos na fase de preparação.
A etapa de preparação é um processamento inconsciente de tudo que assimilamos, deixando que nosso inconsciente comece a agir, favorecendo o surgimento de ideias.
A etapa de incubação é quando se recebe o problema e, de maneira consciente e intencional, o criativo acessa seu repertório e faz pesquisas relacionadas ao problema em questão.
7ª QUESTÃO
Agora que você já sabe que a criatividade é uma habilidade capaz de ser desenvolvida, é preciso entender o que fazer para alcançá-la. Tudo começa com a mentalidade certa, a qual é diferente da que se costuma ter diante de tantos mitos e bloqueios adquiridos com o passar do tempo e dos quais falaremos, com detalhes, mais adiante. Diante disso, fica claro: é essencial assumir uma nova mentalidade para desenvolver o potencial criativo. Algumas características e práticas são comumente observadas em pessoas criativas.
Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024.
Considerando o exposto, analise as alternativas a seguir e assinale a que descreve corretamente a característica de uma pessoa criativa.
ALTERNATIVAS
about:blank 4/7
05/05/2025, 12:03 Unicesumar – Ensino a Distância
Abertura.
Coragem. Imparcialidade. Pensamento global. Foco em sustentabilidade. |
8ª QUESTÃO
Existem fatores comportamentais que bloqueiam nossa mente criativamente, por isso, são considerados os maiores geradores de bloqueios: o medo de errar, o perfeccionismo, a falta de momentos de descanso e lazer, o estresse e a produtividade tóxica.
Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024.
Com base no texto do Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Nossos pensamentos criativos podem ser obstaculizados por diversos fatores comportamentais, os quais se destacam como os principais responsáveis por alguns bloqueios, como um deles sendo o medo de errar.
PORQUE
- Sob a influência desses elementos, nossa mente se afoga em tensões, impedindo o fluxo natural da imaginação, o que resulta em um bloqueio mental, também conhecido como bloqueio criativo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
9ª QUESTÃO
about:blank 5/7
05/05/2025, 12:03 Unicesumar – Ensino a Distância
Com o rápido avanço da tecnologia no século XXI, o mundo está em constante transformação, especialmente devido à automação de processos e à Inteligência Artificial. Como consequência, novos problemas surgiram, para os quais habilidades puramente técnicas já não são suficientes para solucionar.
Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024. Com base no texto do Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A criatividade é essencial para o crescimento individual e profissional, mas muitos adultos se sentem pouco ou nada criativos, o que pode ser um obstáculo. PORQUE II. Cultivar a criatividade intencionalmente no cotidiano é crucial para o nosso desenvolvimento, especialmente na era atual. Integrar a criatividade à rotina nos permite tomar decisões mais acertadas, gerar ideias inovadoras e alcançar resultados mais satisfatórios. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
10ª QUESTÃO
Vale salientar que, até para a pessoa mais criativa, os bloqueios surgirão em algum momento. É uma espécie de aviso da mente para nos lembrar que talvez seja hora de parar um pouco, entretanto, entender que existem mitos e comportamentos que nos bloqueiam é essencial para evitar bloqueios crônicos.
Fonte: SANTOS, C. L. Estudos contemporâneo e transversal: inovação e pensamento criativo. Florianópolis: Arqué, 2024.
Com base no texto do Livro Digital, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
- Com as ferramentas certas em mãos, os bloqueios se transformam em desafios insuperáveis, abrindo caminho para novas conquistas.
PORQUE
- Em meio ao turbilhão de informações digitais, a mente se sobrecarrega, criando bloqueios, desconectar se por alguns instantes de aparelhos celulares e reconectar-se com a natureza, é uma ótima opção para sair de um bloqueio momentâneo.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
about:blank 6/7
05/05/2025, 12:03 Unicesumar – Ensino a Distância
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são falsas. |
about:blank 7/7