ATIVIDADE 1 – ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MAPAS – 52_2025
1ª QUESTÃO
Os mapas, gráficos e imagens fazem parte do cotidiano e estão amplamente presentes em diversas áreas do conhecimento e em várias carreiras profissionais. Essas representações visuais desempenham um papel crucial na organização e interpretação de informações, facilitando a análise de dados espaciais, estatísticos e conceituais. No contexto acadêmico e profissional, o uso dessas ferramentas permite uma compreensão mais aprofundada de fenômenos geográficos, econômicos e sociais, contribuindo para a tomada de decisões embasadas.
Fonte: adaptado de: CASTROGIOVANNI, A. C.; VITTE, A. C. Cartografia e suas aplicações no ensino de geografia. Campinas: Papirus, 2018.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- O domínio da leitura de mapas, gráficos e imagens não é, apenas, uma habilidade acadêmica, mas uma habilidade profissional crítica e uma competência essencial.
PORQUE
- A tecnologia tem transformado as representações visuais em dados complexos de difícil codificação, tais como os mapas epidemiológicos utilizados pelos profissionais da Saúde.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
2ª QUESTÃO
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A análise semiótica fornece uma estrutura teórica robusta para compreender as imagens como sistemas de significação. Ela busca conectar três elementos fundamentais no processo de comunicação visual: o representamen, o objeto e o interpretante. O representamen refere-se à forma ou à imagem que é percebida, enquanto o objeto é aquilo que a imagem representa ou remete. Já o interpretante é o significado ou a interpretação que o receptor atribui a essa imagem. Esse processo, que envolve a interação desses três componentes, é dinâmico, pois está em constante evolução e depende da experiência, do contexto e do conhecimento do observador. A semiótica, portanto, permite uma compreensão mais profunda de como as imagens funcionam como um meio de comunicação, influenciando nossa percepção e interpretação do mundo ao nosso redor.
Fonte: adaptado de: PEIRCE, C. S. Semiótica e filosofia da linguagem. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2005. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A combinação criteriosa da compreensão dos elementos visuais, da aplicação de métodos de análise e da integração de contextos teóricos proporciona uma base sólida para interpretar criticamente as representações visuais. PORQUE II. A compreensão dos elementos de composição visual é o que Pierce (2005) nomeou de significado, que, em outras palavras, é o objeto real ao qual o signo se refere, se houver um, ou seja, a forma material do signo. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
3ª QUESTÃO
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O mundo ao nosso redor é repleto de representações visuais que desempenham um papel essencial em nossa vida cotidiana. Muitas vezes, sem perceber, somos influenciados por imagens, mapas, gráficos, símbolos e outras formas de representação visual que orientam nossas decisões, moldam nossa percepção da realidade e nos ajudam a compreender conceitos complexos. Essas representações são utilizadas em diversas áreas do conhecimento, como a geografia, a comunicação, a publicidade e a ciência, facilitando a transmissão de informações e permitindo uma interpretação mais eficaz do espaço e dos fenômenos que nos cercam. Assim, compreender e interpretar corretamente essas representações são uma habilidade essencial para a análise crítica e a tomada de decisões embasadas.
Fonte: adaptado de: SANTAELLA, L. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2012. A respeito da importância da representação visual e de seu estudo sistematizado, analise as afirmativas a seguir: I. As representações visuais, sejam elas mapas, gráficos ou imagens, possuem a capacidade de direcionar ações e moldar o entendimento de questões críticas. II. A capacidade de ler de forma crítica uma representação visual é uma habilidade técnica que, com o advento da internet, perdeu espaço em ambientes profissionais. III. As representações visuais, como o próprio nome sugere, são simples ilustrações que carregam significados explícitos, cujo sentido é colaborar com a compreensão das questões cotidianas. IV. Desenvolver a habilidade de interpretar mapas topográficos e gráficos de área é tarefa dos profissionais do Marketing, pois esse ramo desenvolve e lucra com tais representações semióticas. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
4ª QUESTÃO
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A abordagem semiótica, conforme estabelecida por Peirce (2005), tem como principal objetivo analisar a relação entre o signo visual e o objeto que ele representa. Para Peirce, um signo é qualquer coisa que, de alguma forma, remete a algo para alguém, e essa relação é mediada por um interpretante, que é a interpretação ou o significado gerado pelo signo. Essa teoria semiótica envolve a identificação de como os signos visuais (como imagens, símbolos ou ícones) se relacionam com os objetos que representam, além de como esses signos são interpretados pelos observadores, considerando o contexto e os processos cognitivos envolvidos. A partir dessa análise, é possível entender a complexidade das representações visuais e como elas comunicam significados específicos dentro de diferentes contextos.
Fonte: adaptado de: PEIRCE, C. S. Semiótica e filosofia da linguagem. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2005. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A semiótica investiga como os significados são construídos e comunicados mediante diferentes tipos de signos. PORQUE II. O significante é a forma física do signo, ou seja, é a parte perceptível do signo, é aquilo que vemos, ouvimos ou sentimos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
5ª QUESTÃO
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A interpretação de mapas é uma habilidade essencial para a compreensão crítica do espaço geográfico. Por meio da leitura e análise cartográfica, é possível visualizar e entender diferentes escalas territoriais, desde um local específico até uma cidade, um país, uma região e, de maneira ampliada, o globo terrestre como um todo. Essa capacidade permite não apenas a localização e orientação espacial, mas também a análise de fenômenos geográficos, sociais e ambientais, contribuindo para uma percepção mais aprofundada e consciente do mundo em que vivemos.
Fonte: adaptado de: ALMEIDA, R. D. de; PASSINI, E. Y. F. O ensino de geografia e a cartografia escolar. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2022. Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. De modo conciso, é possível afirmar que um mapa codifica informações espaciais e quantitativas em uma forma visual. PORQUE II. Conforme Almeida e Passini (2022), a leitura de mapas é uma habilidade que deve ser desenvolvida desde cedo, com ênfase em construir uma compreensão do espaço. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são falsas.
6ª QUESTÃO
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Desenvolver a capacidade de leitura crítica de mapas é um aspecto fundamental na formação de cidadãos e profissionais que sejam capazes de questionar informações visuais de forma consciente e reflexiva. Ao aprender a interpretar mapas de maneira crítica, os indivíduos adquirem habilidades essenciais para avaliar a precisão, a relevância e os possíveis vieses das informações representadas. Isso vai além da simples leitura de dados geográficos; envolve, também, compreender como as escolhas de representação visual, como escalas, símbolos e legendas, influenciam a percepção e a interpretação dos dados. Em um mundo cada vez mais visual e carregado de informações, a habilidade de analisar mapas com um olhar crítico se torna crucial para a tomada de decisões informadas e para o exercício da cidadania ativa.
Fonte: adaptado de: PEIRCE, C. S. Semiótica e filosofia da linguagem. Tradução de José Teixeira Coelho Neto. São Paulo: Perspectiva, 2005. Mediante a compreensão dos elementos de composição visual e de análise semiótica, analise as afirmativas a seguir: I. Além de sua função de ferramenta de localização, um mapa também tem o intuito de refletir dinâmicas sociais, políticas e culturais de uma sociedade. II. A neutralidade dos mapas consiste, sobretudo, no fato de que eles não podem ser considerados produtos sociais e históricos que refletem relações de poder. III. A leitura proposta por Peirce (2005) afirma que mapas são representações neutras e, por tal motivo, não possuem o intuito de refletir ou transformar a realidade. IV. A interpretação de um mapa exige compreensão de escala, projeção, simbologia e cores utilizadas, pois cada um desses elementos contribui para a criação de significados específicos. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
7ª QUESTÃO
Conhecer e compreender cada elemento que compõe um mapa é essencial para garantir que a interpretação seja realizada de maneira correta e precisa. A leitura crítica de um mapa vai além da simples observação dos dados representados; ela envolve a decodificação visual de seus componentes, como símbolos, legendas, escalas e cores. Além disso, é necessária uma análise reflexiva que considere o contexto em que o mapa foi criado e o propósito para o qual ele foi projetado. Essa compreensão permite que o leitor não apenas entenda o que está sendo apresentado, mas também questione e interprete as escolhas feitas na construção do mapa, identificando possíveis distorções ou omissões e avaliando a relevância e a precisão das informações. Dessa forma, o processo de leitura crítica se torna uma ferramenta poderosa para a formação de cidadãos e profissionais capazes de lidar com as informações geográficas de forma mais consciente e informada.
A respeito dos elementos constituintes de um mapa, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
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A orientação é fundamental para entender as relações de proporção existentes entre as distâncias no mapa e as distâncias reais no terreno.
O papel da legenda é traduzir a linguagem visual do mapa em termos que permitam ao leitor compreender o significado de cada cor ou símbolo utilizado. O título, muitas vezes menosprezado, é sinônimo de referência bibliográfica ou fonte dos dados. É o título que garante a precisão das informações apresentadas. A rosa dos ventos é uma chave utilizada para representar, graficamente, a precisão das informações reais do terreno, tais como densidade política e econômica. A escala descreve, superficialmente, o tema do mapa, por exemplo, se ele estiver intitulado Distribuição de RecursosHídricos no Brasil, o leitor compreenderá que o seu assunto é a política do território brasileiro. |
8ª QUESTÃO
A cartografia é a ciência dedicada à representação e ao uso das informações geográficas. Esse campo do conhecimento abrange a coleta de dados, a análise e a representação de fenômenos, fatos e observações, estabelecendo conexões entre diferentes áreas científicas e a superfície terrestre. Para isso, são desenvolvidos diversos métodos, instrumentos e tecnologias voltados à produção de documentos cartográficos, que atendem a múltiplas finalidades e aplicações.
Fonte: adaptado de CASTRO, E. M. Fundamentos da Cartografia. São Paulo: Oficina de Textos, 2019.
No que corresponde ao mapa com função de representar espacialmente as populações, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Mapa físico.
Mapa político.
Mapa demográfico.
Mapa hipsométrico.
Mapa de declividade.
9ª QUESTÃO
Quando falamos em mapas, imediatamente os associamos à Geografia. É um aspecto eminentemente cultural. Os mapas, portanto, representariam a Geografia, o que é geográfico. Seriam a própria Geografia, Sinônimos. Neste sentido, podemos verificar que o mapa sempre surge como representação simbólica da Geografia. Isso parece se confirmar mais ainda em nossos dias. Organizações geográficas, eventos de Geografia, instituições científicas ligadas à Geografia. Ademais, a Geografia sempre foi confundida com o mapa. Na verdade, fazer Geografia era fazer mapas.
Fonte: MARTINELLI, M. Mapas da geografia e cartografia temática. São Paulo: Contexto, 2014.
No que corresponde a ciência responsável pelo estudo e elaboração de mapas, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
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Geologia.
Hidrografia. Cartografia. Climatologia. Geomorfologia. |
10ª QUESTÃO
Os gráficos são essenciais para a comunicação de informações quantitativas e qualitativas. Eles agrupam dados complexos em formatos acessíveis, permitindo que o leitor identifique, de forma rápida, padrões, tendências e discrepâncias.
Sobre diversos tipos de gráficos e suas características próprias, analise as afirmativas a seguir:
- O gráfico de barras, como o nome sugere, faz uso de barras horizontais ou verticais para mostrar comparações entre diferentes categorias.
- O gráfico de dispersão difere do gráfico de pizza apenas por utilizar altura ou comprimento de cada barra de modo proporcional ao valor que representa.
III. O gráfico de pizza foi criado para ilustrar a contribuição de diferentes fontes de energia para a geração total de energia de uma empresa ao longo de vários anos.
- O gráfico de área é similar ao gráfico de linhas, porém as áreas abaixo das linhas são preenchidas com cores ou padrões, destacando as proporções relativas das variáveis ao longo do tempo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III e IV, apenas.
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