ATIVIDADE 2 – PROJETO DE ENSINO – JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – 52_2025
1ª QUESTÃO
Vygotsky (1991) nos apresenta a brincadeira como uma possibilidade de compreender e assimilar o mundo pela criança brincante. Na brincadeira, a criança enfrenta desafios e conflitos e, nestas situações, desenvolve a capacidade de aprender e assimilar as normas da sociedade.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
Considerando o exposto, analise as asserções abaixo.
- A brincadeira contribui como mediadora do processo de desenvolvimento infantil.
- Na brincadeira a criança experimenta, imita e aprende sobre situações que vão além do seu cotidiano. III. Na brincadeira a criança cria papéis e formula estratégias de como lidar com as situações geradas por aquela atividade.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I apenas.
III apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
about:blank 1/5
05/05/25, 10:18 Unicesumar – Ensino a Distância
No desenvolvimento do brincar e jogar na escola, como em outros conteúdos, estão envolvidos diversos processos, conceitos e significados que dão sentido e ressignificam a prática educativa e a compreensão da realidade em que se vive.
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá – PR, 2018. Considerando o texto acima e a importância dos jogos e brincadeiras como conteúdo da Educação Física, avalie as afirmações abaixo. I. Podemos afirmar que “ . . . cabe à escola promover a apreensão da prática social. Portanto, os conteúdos devem ser buscados dentro dela”. II. A escola precisa acessar os conteúdos na realidade dada, que é um local de aprendizagem que está em interação e é composto pelos acontecimentos, características e anseios da sociedade. III. O conteúdo a ser trabalhado junto aos alunos – no nosso caso, temos foco nos jogos, brinquedos e brincadeiras – está inserido e é produzido na sociedade e compõe os conteúdos da Educação Física. IV. Os temas da cultura corporal, tratados na escola, expressam um sentido significado onde se interpenetram, dialeticamente, a intencionalidade/ objetivos do homem e as intenções, objetivos da sociedade É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I apenas.
I e II apenas.
II, III e IV apenas.
III e IV apenas.
I, II, III e IV.
3ª QUESTÃO
Na Educação Básica brasileira, a Educação Física é considerada uma disciplina que tem como objeto de conhecimento a cultura corporal. Dentre a imensa gama de conteúdos estão os esportes, jogos e brincadeiras, lutas, danças e ginásticas.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
Considerando o exposto, analise as afirmativas abaixo.
- O conteúdo de jogos e brincadeiras está relacionado aos outros conteúdos da Educação Física e ao perfil da escola.
- O conteúdo de lutas não está relacionado aos outros conteúdos da Educação Física e ao perfil da escola. III. O conteúdo de dança é obrigatório nas aulas de Educação Física escolar.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
about:blank 2/5
05/05/25, 10:18 Unicesumar – Ensino a Distância
I apenas.
II apenas. I e III apenas. II e III apenas. I, II e III. |
4ª QUESTÃO
O brincar se tratando de garantia da criança e do adolescente, aborda também a dimensão legal no direito, contudo, é necessário legislar sobre o brincar? Compreendemos que sim, pois se entendemos que a brincadeira é parte constituinte da vida humana, ela precisa ser assegurada como nas legislações o direito à saúde, à educação, à moradia, à liberdade, à dignidade, entre outros.
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá – PR, 2018.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir, e a relação proposta entre elas.
I- A criança é sujeito de direitos e que a cultura que a criança produz é a cultura lúdica, esta precisa ser assegurada nesta esfera.
PORQUE
- Esta concepção orientou diversas legislações no mundo que tem a infância como elemento central, sendo assim, se existem leis que tratam de infância, elas também devem garantir o brincar e o jogar.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
5ª QUESTÃO
O conceito de “lúdico” precisa ser adequadamento ensinado durante as aulas na Educação Física escolar. NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
Considerando o exposto, assinale a alternativa que apresenta corretamente o conceito de “lúdico”. ALTERNATIVAS
about:blank 3/5
05/05/25, 10:18 Unicesumar – Ensino a Distância
Expressão humana de significados da/na cultura referenciada no brincar consigo, com o outro e com o contexto. Por essa razão, reflete as tradições, os valores, os costumes e as contradições presentes em nossa sociedade.
Trabalho desenvolvido com os alunos e com a comunidade escolar sobre o lazer, que acontece no bairro da escola. Podemos determinar o lúdico como sinônimo de alguma atividade, como a brincadeira, e conferir-lhe o sentido amplo que tem a ludicidade, pois esta é composta de inúmeras manifestações culturais, portanto, toda atividade é lúdica. O lúdico apresenta-se como um sinônimo exato para diversão, jogos, brincadeiras e brinquedos que são característicos da infância. Qualquer atividade que acontece nas aulas de Educação Física. |
6ª QUESTÃO
“O hábito entra na vida como brincadeira, e nele, mesmo em suas formas mais enrijecidas, sobrevive até o final um restinho da brincadeira” (BENJAMIN, 2002, p. 102).
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
A partir do exposto, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
- Mesmos os adultos mais enrijecidos pela vida tiveram a constituição de sua subjetividade na brincadeira. PORQUE
- Os adultos são incapazes de resgatar a memória lúdica da infância.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
about:blank 4/5
05/05/25, 10:18 Unicesumar – Ensino a Distância
A garantia do brincar depende também de se considerar as características particulares de cada grupo que se trata. Não existe apenas uma forma e expectativa a respeito da efetivação deste direito.
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá – PR, 2018. Considere a afirmação acima sobre o brincar, a seguir analise as afirmações: I. Quando debatemos sobre o direito ao brincar, não podemos considerá-lo como uma coisa única e igual para todas as crianças. II. A efetivação deste direito deve estar profundamente relacionada às características, diversidade, expectativas e necessidades do brincar das diferentes crianças e grupos sociais. III. No ambiente escolar, também existem aspectos que buscam garantir o conteúdo jogos, brinquedos e brincadeiras. Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), criados no Brasil em 1997, estes conteúdos estão presentes e garantidos de diferentes formas dentro do ambiente escolar. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
about:blank 5/5