ATIVIDADE 3 – PROJETO DE ENSINO – JOGOS E BRINCADEIRAS: RELEVÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM – 52_2025
1ª QUESTÃO
O brincar em seu significado, tem muitas leituras. Umas delas traz à tona a necessidade de adjetivar o brincar, como se dizer apenas brincadeira tivesse pouco significado.
DEBORTOLI, J. A. O. Brincadeira. In: GOMES, C. L. (org.). Dicionário crítico do lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 19-24.
Considere a afirmação acima, a seguir analise as afirmações:
- Brincadeiras livres partem da ideia de que as crianças não precisam da interferência de adultos para brincarem; entretanto, em muitos casos, a autonomia a que este tipo de brincadeira está baseada não acompanha uma real compreensão desse sentido.
- Brincadeira recreativa é pautada no desenvolvimento de brincadeiras livres e espontâneas para as crianças, “
. . .
normalmente, está relacionada a uma ideia funcional de ocupação do tempo ou “recuperação/desgaste de energias acumuladas”.
III. Brincadeira pedagógica são brincadeiras desenvolvidas com as crianças visando a ensinar algum conteúdo escolar. Está relacionada ao fato de que o conteúdo escolar que a criança tem que aprender não é interessante e que este, para ficar mais atraente, deve ser trabalhado no formato de brincadeira.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I apenas.
I e II apenas.
II e III apenas.
III apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
about:blank 1/5
05/05/25, 10:18 Unicesumar – Ensino a Distância
Quando nos dedicamos a estudar a relação da ludicidade com a atualidade, não podemos nos furtar em debater os avanços tecnológicos nessa relação. Dornelles (2005) nos brinda com uma análise sobre a infância Cyber.
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá – PR, 2018. De acordo com o trecho acima, analise as asserções abaixo. I. As crianças cyber são analisadas por Dornelles (2005) como uma categoria geracional das tecnologias, que são expostas à lógica do mercado. PORQUE II. Essa característica leva a uma conformação social regulada pelo consumo, desejo e sonhos governados por essas instâncias, tanto de adultos quanto de crianças e adolescentes. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições falsas.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.
3ª QUESTÃO
Refletir e desenvolver o conteúdo de jogos, brinquedos e brincadeiras revela a necessidade de conhecer e valorizar a cultura lúdica do grupo com que trabalhamos.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
Considerando o exposto, analise as afirmativas abaixo.
- A reflexão pode indicar o caminho de conhecimento da cultura lúdica.
- Os jogos produzidos pela cultura lúdica infanto-juvenil integram um vasto repertório. III. A decisão por este ou aquele jogo envolve um processo de negociação entre as crianças que entram no jogo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
about:blank 2/5
05/05/25, 10:18 Unicesumar – Ensino a Distância
I apenas.
III apenas I e II apenas. II e III apenas. I, II e III. |
4ª QUESTÃO
A linguagem da brincadeira é tratada como um conteúdo que deve ser ensinado. O objetivo principal ressaltado para essas “atividades” é ensinar a brincadeira, mas não necessariamente brincar.
DEBORTOLI, J. A. O. Brincadeira. In: GOMES, C. L. (org.). Dicionário Crítico do Lazer. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
Analisando o fragmento de texto exposto acima, pode-se afirmar que diz respeito à:
ALTERNATIVAS
Brincadeira pedagógica.
Brincadeira dirigida.
Brincadeira recreativa.
Brincadeira livre.
Brincadeira de aprender.
5ª QUESTÃO
Na atualidade, uma das questões mais relevantes entre os estudiosos da infância é a necessidade de superar a compreensão de infância como uma categoria geracional com características únicas.
NATALI, Paula Marçal. Jogos, Brinquedos e Brincadeiras. Unicesumar: Maringá, 2019.
A partir do exposto, analise as asserções abaixo e a relação proposta entre elas.
- O brincar e jogar nas aulas de Educação Física escolar, constituem um fenômeno complexo. PORQUE
- Se buscamos sua efetivação nos espaços escolares, a brincadeira e o jogo precisam ser fruto de investimentos materiais e do exercício relacional entre os pares que brincam juntos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
about:blank 3/5
05/05/25, 10:18 Unicesumar – Ensino a Distância
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas. |
6ª QUESTÃO
Leão Junior (2013) um dos autores que estuda o campo dos jogos e brincadeiras, organizou uma classificação destes baseada em intervenções educativas.
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá – PR, 2018.
Considerando o texto acima avalie as afirmações abaixo.
- Jogos e Brincadeiras Interdisciplinares são vivências que promovam alguma forma de aprendizagem interdisciplinar, como conteúdos contemplados por áreas diferentes e desenvolvidos na escola ou em outro âmbito educativo no mesmo jogo ou brincadeira.
- Jogos e Brincadeiras Cooperativas jogos que partem do princípio da coletividade, das regras decididas em grupo, problemas gerados na brincadeira e que podem ser resolvidos em grupo. Privilegiam não ter um grupo vencedor, mas sim todos se divertirem juntos.
III. Jogos e Brincadeiras Contemporâneas o autor atribui a essa categoria os jogos ligados à tecnologia, jogos eletrônicos, como videogames, computadores e tablets.
IV.Jogos e Brincadeiras Pré-Esportivas jogos que contém em seu desenvolvimento elementos ou habilidades de algum esporte.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I apenas.
I e II apenas.
II, III e IV apenas.
III e IV apenas.
I, II, III e IV.
7ª QUESTÃO
about:blank 4/5
05/05/25, 10:18 Unicesumar – Ensino a Distância
Podemos nos deparar com brincadeiras em que o(a) professor(a) avisa aos alunos que ela ainda não pode ser finalizada, e brincadeiras que são interrompidas bruscamente. Por que existem estas contradições?
NATALI, Paula Marçal. Jogos Brinquedos e Brincadeiras. Paula Marçal Natali. Unicesumar: Maringá – PR, 2018. Considerando a citação acima, a seguir avalie as situações propostas e assinale (V) para verdadeira e( F) para falsa. I. Atualmente vivemos um distanciamento da compreensão da brincadeira e do jogo como produção de cultura. II. Através das brincadeiras e dos jogos as crianças não só repetem o mundo dos adultos, mas também o transforma, o modifica, contesta,amplia e confirme. III. Nas médias e grandes cidades a cultura lúdica aparece de forma desenvolvida e as crianças brincam independente de sua classe social. IV. Os pesquisadores encontram de forma bem participativa nos lugares públicos um bom número de crianças usando-os tendo contato com outras crianças, com a natureza, tanto em grandes centros quanto nas periferias. As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente: |
ALTERNATIVAS
V, V, F, F.
F, V, F, F.
V, F, V, F.
F, F, V, V.
F, V, F, V.
about:blank 5/5