Como futuro(a) professor(a) de Língua Portuguesa, você poderá empregar em suas aulas diferentes metodologias de ensino-aprendizagem. Essas fazem referências às estratégias, às técnicas e aos recursos utilizados no ato de ensinar e aprender, priorizando sempre orientar o processo de aprendizagem, para que os objetivos educacionais sejam atingidos com êxito. Frente a essa situação, queremos que você elabore um texto descritivo, demonstrando como conduziria uma aula de leitura ou de produção de texto para seus futuros alunos da educação básica.
É fundamental lembrá-los(as) que as questões voltadas à leitura e à produção de texto devem se materializar no Componente Curricular da Língua Portuguesa, como está descrito na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Cabe destacar, também, que os textos 1 e 2 são motivadores. No primeiro, há uma metodologia tradicional em que o professor é o centro do processo de ensino, ou seja, e o detentor de todo o conhecimento. No segundo, tem-se a exposição de vários tipos de metodologias ativas que são empregadas em sala de aula.
Diante dessas informações, sua resposta deve conter:
- Um texto com no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas;
- Apresentar o tópico escolhido: um gênero textual específico, ou uma temática a ser estudada, ou um conteúdo delimitado pela BNCC;
- Apresentar uma metodologia para aplicar o conteúdo proposto;
- Apresentar um breve passo a passo (que atividades seriam feitas) de como se daria a sua aula de leitura e a sua aula de produção de texto sobre o conteúdo proposto.


