Etapa 2- Análise e Elaboração do Relatório:
O acadêmico deverá responder todos os itens tendo como base os estudos e o desenho feito pela criança:
Identificação:
Nome da criança (pode ser fictício, caso você não queira colocar o nome verdadeiro):
Idade da criança:
Ano escolar (caso a criança frequente a escola):
Local da realização da atividade (casa, escola, clube…):
Data e hora da atividade.
Descrição do desenho:
Digitalize o desenho da criança e insira abaixo:
Qual foi a proposta que você apresentou para a realização do desenho?
O que a criança relatou sobre o desenho que fez?
Análise do desenho conforme as etapas evolutivas (de acordo com os estudos da disciplina)
Quais elementos foram representados no desenho (local, casa, árvores, pássaros, quantas pessoas…)?
Descrição detalhada da figura humana (presença ou ausência de cabeça, tronco, membros, olhos, boca, etc.).
Cores utilizadas.
-Identifique em qual das etapas o desenho se enquadra (garatuja desordenada, controlada ou com atribuição de nomes, Pre-esquemática ou Esquemática – conteúdo unidade 1 do livro da disciplina).
Justifique a sua resposta com base nas características observadas no desenho da criança. (no máximo 10 linhas)
Aspectos pedagógicos:
Que aspectos do desenvolvimento (motor, cognitivo, afetivo) podem ser percebidos?
Como o professor pode utilizar esse tipo de produção para compreender melhor o desenvolvimento da criança? Explique.
Qual a importância da valorização do desenho infantil no contexto escolar? Explique.
Intervenção:
Quais atividades pedagógicas poderiam ser propostas para ajudar a criança a evoluir em sua representação gráfica? Cite ao menos duas sugestões.