MAPA – EESP – PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO ESPECIAL – 52_2025

★★★★☆ (153 avaliações)

Com base no estudo de caso apresentado, elabore um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) para uma criança de 5 anos, matriculada na Educação Infantil, que apresenta necessidades educacionais especiais, sem diagnóstico médico fechado, não utiliza linguagem verbal, manifesta estereotipias e interage com objetos de forma sensorial e não social. Enquanto os colegas estão sendo introduzidos ao eixo de linguagem da BNCC, essa criança precisa desenvolver a compreensão da função dos objetos no cotidiano.

​- No PDI, você deve descrever o perfil da criança, definir objetivos pedagógicos, propor estratégias e atividades adaptadas, indicar recursos que favoreçam a aprendizagem, descrever a ​forma de mediação do professor e apresentar sugestões de avaliação do progresso da criança, com foco na participação e nas respostas não-verbais.

​- Inclua uma justificativa pedagógica fundamentada (com ao menos uma citação direta ou indireta) sobre a importância da individualização no processo de ensino-aprendizagem para alunos com TEA.

​- Utilize como referência o livro Processos Avaliativos na Educação Especial, de Elaine Fernanda Dornelas de Souza (Arqué, 2023), e recursos digitais como o aplicativo de pictogramas ARASAAC (www.arasaac.org).

​- Preencha o formulário padrão da disciplina disponível no ícone “Material da Disciplina” no Studeo e realize o envio no campo específico da atividade.

​- Revise com atenção sua escrita antes de enviar. Não serão aceitos arquivos por outros meios, e você terá apenas uma tentativa de envio.

​- Em caso de dúvidas, consulte a Sala do Café ou envie uma mensagem no fórum tira-dúvidas do MAPA.

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