PORTFÓLIO – TAUT – ACOMPANHAMENTO EM CONTEXTOS EDUCACIONAIS – 52_2025

★★★★☆ (25 avaliações)

1° ETAPA:

Escolha uma instituição de ensino (pública ou privada) com atuação na Educação Básica (Educação Infantil ou Ensino Fundamental I) e realize uma visita técnica.

Durante a visita, aplique o Checklist para Avaliação da Inclusão Escolar do Aluno com TEA (Transtorno de Espectro Autista) (em anexo no material da disciplina) observando aspectos estruturais, pedagógicos, sociais e de acessibilidade. Analise criticamente os dados coletados, considerando:

 

– Presença (ou ausência) de práticas pedagógicas inclusivas específicas para alunos com TEA.

– Coerência entre discurso institucional e prática pedagógica.

– Barreiras atitudinais, estruturais e pedagógicas.

 

2° ETAPA:

De posse das suas observações e anotações realizadas durante a visita técnica, você deverá elaborar uma apresentação em PowerPoint − contendo no mínimo 9 e no máximo 15 slides −, fazendo uma comparação entre o que coletou de informações na escola e o Laboratório Virtual da disciplina disponível em: https://sites.google.com/view/apv-colegioobjetivo/espacializa%C3%A7%C3%A3o (copie e cole em seu navegador de internet).

A inserção de imagem, tanto da escola quanto do laboratório, é opcional.

 

Sua apresentação deve conter os seguintes itens:

 

1 – Cabeçalho com suas informações acadêmicas.

2 – Capa (título – visita técnica x laboratório virtual e uma imagem que ilustre).

3 – Presença ou ausência de prática pedagógica inclusiva – se houver prática pedagógica da escola visitada, descrever quais são, se não houver, informar neste item).

4 – Coerência entre discurso institucional e prática pedagógica.

5 – Barreiras atitudinais.

6 – Barreiras estruturais.

7 – Barreiras pedagógicas.

8 – Recomendações de melhoras na escola visitada.

9 – Imagem do checklist preenchido durante a visita técnica.

 

Este site utiliza cookies para lhe oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar neste site, você concorda com o uso de cookies.