05/05/2025, 16:36 Unicesumar – Ensino a Distância
PROJETO DE ENSINO – A REDAÇÃO PUBLICITÁRIA: ANÁLISE E PRODUÇÃO DE TEXTOS – 52_2025
Período:05/05/2025 08:00 a 13/07/2025 23:59 (Horário de Brasília) Status:ABERTO Gabarito:Gabarito será liberado no dia 14/07/2025 00:00 (Horário de Brasília) |
1ª QUESTÃO
A produção de sentidos do discurso persuasivo vai além da semântica, gerando influências afetivas que, em alguns casos, acrescentam-se aos efeitos da racionalização de uma determinada tese.
Fonte: CARMO, A. S. de A. Redação Publicitária e Argumentação Emotiva. Intercom. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-1368-1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.
Com base no trecho exposto, analise as afirmativas a seguir:
- O discurso persuasivo não se limita apenas à semântica, mas também busca gerar influências afetivas. II. Dittrich (2008) argumenta que o discurso persuasivo exclui totalmente a racionalização e foca apenas na emotividade para persuadir o auditório.
III. Segundo Dittrich (2008), a argumentação emotiva no discurso persuasivo enfatiza aspectos que visam sensibilizar o auditório em relação às consequências da aceitação ou rejeição da proposta apresentada.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
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A redação publicitária desempenha um papel crucial no campo da comunicação e do marketing, indo muito além da simples redação de textos. Ela envolve todo o processo criativo voltado para a elaboração de mensagens persuasivas e eficazes, que têm o objetivo de captar a atenção do público-alvo e motivá-lo à ação desejada pelo anunciante.
A importância da redação publicitária reside na sua capacidade de transformar ideias em mensagens impactantes, que não apenas informam, mas também engajam e influenciam as decisões dos consumidores. Fonte: ROCK CONTENT. Redação publicitária: entenda a importância e suas características. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/redacao-publicitaria/. Acesso em: 20 jul. 2024. Sobre o trecho exposto e acerca da importância da redação, analise as afirmativa sa seguir: I. O texto nem sempre vem para comunicar alguma coisa, intenção, produto ou serviço. II. Caracteriza-se por um trabalho essencial para qualquer mecanismo de propaganda utilizada por uma empresa. III. A redação publicitária é a técnica responsável por conceituar as campanhas de divulgação e um dos pilares da publicidade. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
A compreensão do discurso publicitário, como uma linguagem da sedução, por meio do estudo da Retórica, traz como elementos essenciais, para o discurso alcançar seu objetivo de persuasão e/ou convencimento, destacam-se recursos propriamente racionais (Logos), e também os de caráter afetivo (Ethos e Pathos).
Fonte: CARMO, A. S. de A. Redação Publicitária e Argumentação Emotiva. Intercom. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-1368-1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.
Assim, com base no texto exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
- Partindo do fato da argumentação ser um ato comunicacional, ela pode ser entendida como uma forma do orador defender uma opinião.
PORQUE
- A redação publicitária pode fazer determinada opinião chegar ao público, com objetivo de conquistar adesão à determinada tese.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
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ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
4ª QUESTÃO
Partindo do fato da argumentação ser um ato comunicacional, ela pode ser entendida como uma forma de o orador, que defende uma opinião, fazer determinada opinião chegar ao auditório com objetivo de conquistar adesão à determinada tese.
Fonte: CARMO, A. S. de A. Redação Publicitária e Argumentação Emotiva. Intercom. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-1368-1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.
De acordo com a Teoria Retórica do Discurso de Dittrich (2008), abordada no material, podemos afirmar que os modos de argumentação pelos quais o orador busca a adesão à sua tese são:
ALTERNATIVAS
Argumentos lógicos, visuais e sensoriais.
Argumentos técnicos, representacionais e emotivos.
Argumentos históricos, culturais e psicológicos.
Argumentos éticos, estéticos e filosóficos.
Argumentos políticos, econômicos e sociais.
5ª QUESTÃO
A teoria sobre a arte de persuadir: descreve, teórica e metodologicamente, como o discurso organiza seu potencial persuasivo ou, mais especificamente, como o orador aciona, linguística e discursivamente, estratégias técnicas, emotivas e representacionais a fim de influenciar o interlocutor, tanto em suas crenças quanto em seus desejos, vontades e ações.
Fonte: CARMO, A. S. de A. Redação Publicitária e Argumentação Emotiva. Intercom. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-1368-1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.
A partir do contexto apresentado, podemos afirmar que o objetivo principal da teoria da persuasão discursiva descrita é:
ALTERNATIVAS
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Analisar a estrutura gramatical dos discursos.
Desenvolver técnicas de persuasão visual. Estudar o impacto das mídias digitais na opinião pública. Investigar como os discursos influenciam crenças e ações. Explorar a relação entre linguagem e psicologia. |
6ª QUESTÃO
A persuasão na redação publicitária é uma habilidade fundamental que visa convencer o público-alvo a adotar uma determinada ação desejada pelo anunciante, como comprar um produto, contratar um serviço, participar de uma promoção, entre outros.
Fonte: ROCK CONTENT. Redação publicitária: entenda a importância e suas características. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/redacao-publicitaria/. Acesso em: 20 jul. 2024.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Uma propaganda que não desperte o interesse do cliente em comprar é sinônimo de prejuízo. PORQUE
- O texto publicitário dos anúncios das empresas precisa convencer as pessoas de que os seus produtos ou os seus serviços são essenciais para a vida deles.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
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Ao analisar as marcas linguísticas num texto, é possível captar as estratégias interpretativas e a ideologia, impressas nos discursos. O analista ou a analista do discurso utilizam o texto como unidade de sentido no processo de análise, pois é a partir dele, que se captam as estratégias de interpretação e as marcas ideológicas no discurso.
Fonte: AMENDOLA, M. B. F..Estereótipos na redação publicitária. Colloquium Humanarum, vol. 11, n. Especial, 2014, p. 356-366. Sobre o texto exposto e as discussões tecidas nas aulas, analise as afirmativas a seguir: I. O discurso revela as intenções que estão na materialidade do texto. II. O texto está no nível material ou o da expressão linguística que manifesta o conteúdo da comunicação. III. Como procedimento persuasivo, e por sua vez intencional, a propaganda faz uso do estereótipo (imagem preconcebida de pessoas, coisas ou situações). É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
8ª QUESTÃO
Independentemente do tipo de peça que será criada, a redação publicitária é um elemento de grande importância para o desenvolvimento de um trabalho mais amplo: todo o processo de divulgação das empresas e das marcas.
A redação publicitária é essencial para transmitir claramente os benefícios de um produto ou serviço de forma atraente e persuasiva. Ela utiliza linguagem criativa e estratégias de persuasão para alcançar seu público-alvo de maneira eficaz que conta com alguns elementos essenciais.
Fonte:Fonte: ROCK CONTENT. Redação publicitária: entenda a importância e suas características. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/redacao-publicitaria/. Acesso em: 20 jul. 2024.
Com base nos elementos essenciais para se redigir um bom texto, analise as afirmativas a seguir:
- Um bom texto é aquele em que as pessoas conseguem entender a mensagem, pois ele apresenta clareza. II. Para algumas pessoas, os bons textos são longos e repletos de palavras de todos os tipos, portanto, concisos.
III. Uma boa redação publicitária é concisa, em que o redator ou redatora consegue falar muito usando muitas palavras para comunicar aquilo que precisa.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
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I, apenas.
II, apenas. III, apenas. II e III, apenas. I, II e III. |
9ª QUESTÃO
Os argumentos emotivos buscam atingir as emoções e sentimentos do público. Isso pode incluir emoções como felicidade, amor, segurança, medo, nostalgia, entre outras. Ao despertar emoções, a mensagem se torna mais pessoal e significativa para o consumidor.
Fonte: CARMO, A. S. de A. Redação Publicitária e Argumentação Emotiva. Intercom. Disponível em: https://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2012/resumos/R30-1368-1.pdf. Acesso em: 20 jul. 2024.
A partir do contexto abordado, sobre as características que melhor descrevem o uso de argumentos emotivos na redação publicitária, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
Apoiam-se na lógica e na racionalidade para convencer o público-alvo.
Priorizam a apresentação de dados estatísticos e evidências concretas.
Utilizam metáforas e humor para captar a atenção do consumidor.
Trazem testemunhos de especialistas para validar a mensagem.
Sensibilizam o auditório ao apelar para as emoções e sentimentos.
10ª QUESTÃO
Uma boa redação publicitária não apenas gera interesse, mas também pode levar diretamente a conversões e vendas. Ao apresentar argumentos convincentes e destacar os benefícios do que está sendo promovido, ela motiva o consumidor a agir.
Fonte: ROCK CONTENT. Redação publicitária: entenda a importância e suas características. Disponível em: https://rockcontent.com/br/blog/redacao-publicitaria/. Acesso em: 20 jul. 2024.
Com base nos elementos essenciais para se redigir um bom texto publicitário, analise as afirmativas a seguir:
- Não é necessário que a redação publicitária seja clara e criativa, apenas informativa.
- Colocar nos textos publicitários elementos que aproximem o leitor da marca não faz com que o seu material ganhe credibilidade e conquiste mais facilmente o seu cliente.
III. Para conquistar a atenção do leitor, é preciso produzir um conteúdo interessante e que se destaque em meio à concorrência, isto é, outros anúncios e textos que possam vir próximos ao seu material.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
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I, apenas.
II, apenas. III, apenas. I e III, apenas. I, II e III. |
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