PROJETO DE ENSINO – CONCEITO DE INFÂNCIA OU INFÂNCIA DESCONHECIDA?- 52_2025
1ª QUESTÃO
Philippe Ariès foi um precursor nos estudos da História da infância, ele iniciou suas pesquisas com os fragmentos históricos da Idade Média. Dessa forma, leia o excerto a seguir: “Na sociedade medieval, que tomamos como ponto de partida o sentimento da infância, não existia – o que não quer dizer que as crianças fossem negligenciadas, abandonadas ou desprezadas. O sentimento da infância não significa o mesmo que afeição pelas crianças corresponde à consciência da particularidade infantil, essa particularidade que distingue essencialmente a criança do adulto, mesmo jovem. Essa consciência não existia. Por essa razão, assim que a criança tinha condições de viver sem a solicitude constante de sua mãe ou de sua ama, ela ingressava na sociedade dos adultos e não se distinguia mais destes.”
Fonte: ARIÈS, P. O sentimento da Infância. In: História social da criança e da família.Rio de Janeiro: LTC Editora, 1980, p.156.
Considerando os escritos de Ariès (1981), analise as afirmativas a seguir:
- Segundo Ariès (1981) na sociedade medieval as crianças eram reconhecidas como indivíduos com uma perspectiva única sobre o mundo, valorizando-se suas percepções e experiências únicas desde muito cedo. II. Ariès (1981) argumenta que na sociedade medieval não existia um sentimento da infância, no sentido de uma consciência da particularidade infantil que distingue essencialmente a criança do adulto. III. Ariès (1981) afirma que na Idade Média as crianças eram protegidas e cuidadas em ambientes separados dos adultos, promovendo assim um desenvolvimento saudável e equilibrado desde cedo. IV. Ariès (1981) sugere que a ausência de um sentimento da infância na Idade Média não implica que as crianças fossem negligenciadas, abandonadas ou desprezadas. Elas simplesmente não eram percebidas como um grupo distinto (a infância) com suas próprias características psicológicas e sociais.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
IV, apenas.
II e IV, apenas.
II, III, e IV, apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
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Em relação ao conceito de criança e ao conceito de infância, leia a descrição de Nogaro, hildegard e Conte (2018): “De qualquer forma, esclarecemos que a infância, fase em que a criança começa a inserir-se na sociedade, não tem um período pré-determinado para iniciar ou terminar, porém, desde quando nasce o indivíduo já se torna um ser social, pensante e ativo em uma sociedade em constante transformação. Assim, é possível caracterizar a criança como o sujeito socializador e a infância como uma fase em que este ser estará envolvido no fazer social. Então, neste caso, a infância não pode ser considerada apenas como uma preparação para a vida em sociedade ou uma antecipação da fase adulta, pois ela já está no contexto do desenvolvimento social e cultural
. . . o autor complementa que, enquanto categoria, a infância continua existindo e recebe novas gerações de crianças”. Fonte: NOGARO, A; HILDEGARD, S. J; CONTE, E. Infância: desaparecimento ou metamorfose?. Revista HISTEDBR. Campinas, vol. 18, n. 3, jul./set. 2018. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652022> Acesso em: 15 jul. de 2024. Com base no exposto, assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS
A infância é uma fase isolada do desenvolvimento humano, sem relação com o contexto social, iniciando-se apenas quando a criança atinge a idade escolar.
A criança é considerada um ser socializador somente após completar cinco anos de idade, quando começa a frequentar a escola e interagir com outras crianças. Já a infância é a fase da vida que se inicia no momento do nascimento da criança e vai até sua idade adulta.
A infância não é uma fase relevante para o desenvolvimento social e cultural das crianças, sendo mais importante focar na preparação delas para a vida adulta. No que se refere ao ser criança, ela é considerada um ser social pois cria e recria sua realidade a partir da vida do adulto.
A infância é apenas uma preparação para a vida adulta, não possuindo significado cultural ou social próprio além de ser vista como uma fase de aprendizado. Nesse sentido, a criança é considerada um ser social a partir do momento em que interage na vida em sociedade com seus 7 anos de idade.
A infância é caracterizada como o período em que a criança começa a se integrar na sociedade, sendo um sujeito socializador ativo em um ambiente em constante transformação. Nesse contexto, a infância não é apenas uma preparação para a vida adulta, mas, sim, uma fase em que a criança participa ativamente do fazer social e cultural.
3ª QUESTÃO
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Postman (1999), afirma que com a disseminação das novas mídias e o acesso a diferentes plataformas de dados, pode-se questionar qual o tipo de informações chegam até as crianças:
“Resta-nos, então, crianças que confiam, não na autoridade do adulto, mas em notícias vindas de parte nenhuma. Resta-nos crianças que recebem respostas a perguntas que nunca fizeram. Em resumo não nos resta mais nenhuma criança”. POSTMAN, N. O desaparecimento da infância. Rio de Janeiro: Graphia, 1999,p. 104. Considerando o exposto, analise as alternativas e assinale a correta. |
ALTERNATIVAS
As novas mídias facilitam o acesso a uma ampla gama de informações, garantindo que todas as crianças recebam informações precisas e relevantes.
Postman (1999) acredita que as novas mídias fortalecem a autoridade dos adultos ao proporcionar informações confiáveis e educativas.
Segundo Postman (1999), as novas mídias promovem o questionamento crítico entre as crianças, incentivando um pensamento reflexivo e independente.
Postman (1999) argumenta que as novas mídias contribuem para um ambiente de aprendizado mais equilibrado e seguro para as crianças.
Postman (1999) sugere que, com a proliferação das novas mídias, as crianças podem estar expostas a informações não filtradas e não verificadas, levantando questões sobre a qualidade e a confiabilidade do que chega até elas.
4ª QUESTÃO
O Estatuto da criança e do adolescente (ECA) prevê a proteção de crianças de zero a doze anos de idade, e garante direitos básicos de liberdade, respeito, saúde, educação, lazer, cultura e outros. Desta forma, leia o que diz no Art. 4º: “É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”.
BRASIL. Lei Federal n. 8069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2021/julho/trinta-e-um-anos-do-estatuto-da-crianca-e do-adolescente-confira-as-novas-acoes-para-fortalecer-o-eca/ECA2021_Digital.pdf Acesso em: 15 de Jul. de 2024.
Considerando o Estatuto da Criança e do Adolescente, analise as alternativas a seguir e assinale a correta. ALTERNATIVAS
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O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi promulgado em 1990 com o objetivo de restringir os direitos das crianças em relação à saúde e à alimentação.
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garante proteção apenas para crianças de zero a dez anos de idade, excluindo as crianças de onze e doze anos. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) não prevê direitos básicos como educação, lazer, cultura e outros, limitando-se apenas à proteção física das crianças. Segundo o Art. 4º do ECA, a família não tem responsabilidade na garantia dos direitos das crianças, sendo esta responsabilidade exclusiva do poder público. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegura, com absoluta prioridade, a efetivação de todos dos direitos da criança (de zero a doze anos de idade), conforme estabelecido no Art. 4º. |
5ª QUESTÃO
No Brasil, a partir da Constituição federal de 1988, a criança passou a ter o seu direito a educação garantido e assegurado, como pode-se verificar no Artigo 227: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”.
Fonte: BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, 2024. Disponível
em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 10 jul. 2024.
A partir desse excerto, analise as afirmativas a seguir:
- A Constituição federal de 1988 assegura à criança o direito à educação, além de outros direitos como vida, saúde, alimentação, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade e convivência familiar e comunitária.
- A partir da Constituição federal de 1988, é dever da família, da sociedade e do Estado garantir à criança, ao adolescente e ao jovem o direito à educação com absoluta prioridade.
III. A Constituição federal de 1988 estabelece que apenas a educação formal é garantida para as crianças, excluindo outros direitos a saúde e lazer.
- A partir da Constituição federal de 1988, a criança tem garantido o direito à educação, e também deve ser protegida de formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, conforme estabelecido no Artigo 227.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
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A Prensa tipográfica foi uma invenção de Johannes Gutenberg por volta do ano 1450, e para a História da infância, esta invenção permitiu a separação do mundo do adulto e o mundo da criança: “Explico: com o aparecimento da prensa tipográfica o homem letrado- novo adulto- foi criado, e ao chegar, deixou para trás as crianças e a idade adulta foi descoberta. Restava, uma idade para as crianças, nascia então a infância”.
Fonte: NEIVA, S. C. G. Reflexões acerca do conceito de infância: a influência da prensa tipográfica e da mídia eletrônica. Revista eletrônica Método do saber. São Paulo, vol. 01. n. 01, jan/dez 2009, p.17. Disponível em: https://famesp.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Revista-Metodo-do-Saber_ano1_numero1_2009.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024. Considerando a prensa tipográfica como um divisor de águas na História de infância, analise as afirmativas a seguir: I. A invenção da prensa tipográfica ocorreu no século XV, mas não foi responsável pela separação do mundo do adulto e o mundo da criança. Esse processo de diferenciação e reconhecimento da infância como uma fase distinta na vida humana envolveu múltiplos fatores sociais, culturais e econômicos ao longo dos séculos. II. A prensa tipográfica contribuiu significativamente para a disseminação do conhecimento e da informação, mas não foi o fator que levou à criação de uma idade específica para as crianças. III. A invenção da prensa tipográfica por Johannes Gutenberg, por volta de 1450, teve um impacto significativo na história da infância ao facilitar a disseminação de livros e informações. Isso contribuiu para mudanças na educação e na cultura, permitindo uma maior reflexão e elaboração sobre as diferentes fases da vida humana, incluindo a infância. IV. A invenção da prensa tipográfica por Gutenberg foi um marco importante na história da comunicação, mas não foi diretamente responsável por contribuir com o estabelecimento da infância como uma categoria social. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
III, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
7ª QUESTÃO
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Leia as afirmações de Nogaro, Hildegard e Conte (2018): “Os maus tratos ou penalização a crianças são comuns ao longo da história, não é um privilégio de nossa época. Em alguns aspectos, hoje conseguimos certa proteção para elas
. . . até 1814 não era considerado crime roubar uma criança para vendê-la como escravo ou para outra finalidade. A revolução industrial é o exemplo típico de uso de trabalho infantil e de desrespeito aos princípios de humanização”. Fonte: NOGARO, A; HILDEGARD, S. J; CONTE, E. Infância: desaparecimento ou metamorfose?. Revista HISTEDBR. Campinas, vol. 18, n. 3, jul./set. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652022. Acesso em: 10 jul. 2024. Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas I. A revolução industrial exemplifica um período histórico em que houve uso extensivo do trabalho infantil e uma clara violação dos princípios de humanização, conforme discutido por Nogaro, Hildegard e Conte (2018). PORQUE II. Durante a revolução industrial, o trabalho infantil foi normalizado e as crianças eram frequentemente protegidas por leis rigorosas que garantiam seus direitos básicos, conforme documentado por historiadores da época. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta: |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
8ª QUESTÃO
Na Idade Média, a sociedade não tratava suas crianças com zelo e proteção, por não existir um conceito de infância. Nesse sentido, leia a descrição elaborada por Neiva (2009): “A infância tinha uma curta duração. A criança era amamentada até os seis, sete anos e, depois disso, já começava a frequentar os mesmos ambientes dos adultos, como festas e até mesmo orgias. Ela era considerada diferente do adulto apenas porque sabia menos coisas que ele, e não como um ser que pensa e vê o mundo de uma maneira singular.”
Fonte: NEIVA, S. C. G. Reflexões acerca do conceito de infância: a influência da prensa tipográfica e da mídia eletrônica. Revista eletrônica Método do saber. São Paulo, vol. 01. n. 01, jan/dez 2009, p. 15. Disponível em: https://famesp.com.br/wp-content/uploads/2022/09/Revista-Metodo-do
Saber_ano1_numero1_2009.pdf. Acesso em: 10 jul. 2024.
Considerando a descrição do tratamento dado as crianças na Idade Média, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
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As crianças na Idade Média eram paparicadas e protegidas dos segredos dos adultos.
Na Idade Média, as crianças eram consideradas iguais aos adultos em termos de experiências sociais. Na Idade Média, as crianças eram educadas separadamente dos adultos desde muito cedo, em escolas especiais. A infância era vista como um período crucial para o desenvolvimento individual e emocional na sociedade medieval. Na sociedade medieval, as crianças eram consideradas diferentes dos adultos principalmente por suas vestimentas, brinquedos e brincadeiras ensinadas nas instituições de ensino desde a mais tenra idade. |
9ª QUESTÃO
Observe a imagem a seguir referente ao túmulo dos filhos de Carlos VIII e Ana da Bretanha. Este tipo de representação da criança foi primordial para o desenvolvimento do sentimento de infância.
Imagem: O túmulo dos filhos de Carlos VIII e Ana da Bretanha.
Fonte: Disponível em: https://www.paroisse-cathedrale-tours.fr/cathedral/tomb Acesso em: 15 jul. de 2024.
De acordo com Ariès (1981), a representação da criança em túmulos, foi um marco para a História da infância, pois, a partir desse momento, verificou-se o desenvolvimento de um sentimento de infância, como pode ser observado nas palavras do autor: “A criança era considerada insignificante, mas ao ser representada morta foi um marco para o desenvolvimento do sentimento de infância. O aparecimento do retrato da criança morta no século XVI marcou, portanto, um momento muito importante na história dos sentimentos. Esse retrato seria inicialmente uma efígie funerária”.
Fonte: ARIÈS, P. O sentimento da Infância. In: História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1981, p. 58.
A partir da leitura da imagem e do excerto de Ariès (1981), assinale a alternativa correta: ALTERNATIVAS
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A imagem sugere que os filhos de Carlos VIII e Ana da Bretanha, tiveram uma infância feliz, protegida e com direitos educacionais reconhecidos nas políticas públicas da época.
Ariès (1981) argumenta que as representações de crianças em túmulos na Idade Média eram comuns e iniciaram na Idade Antiga com as esfinges nos túmulos de São Tomás de Aquino pequeno. A representação da criança em túmulos na Idade Média foi um marco na História da educação, a partir dela houve o desenvolvimento do conceito de infância, pois esta sociedade valorizava e se importância com suas crianças. Segundo Ariès (1981), o retrato da criança morta no século XVI não teve impacto significativo no desenvolvimento do sentimento de infância, pois as representações funerárias eram meramente simbólicas e não refletiam um reconhecimento emocional da infância. De acordo com Ariès (1981), o retrato da criança morta no século XVI marcou um momento importante na história dos sentimentos ao iniciar um reconhecimento mais humanizado da infância, inicialmente como uma efígie funerária que posteriormente evoluiu para representações mais afetivas. |
10ª QUESTÃO
No que se refere a infância da atualidade, Nogaro, Hildegard e Conte (2018) argumentam que a partir do momento em que a criança tem se aproximado dos “segredos do adulto”, a infância estaria desaparecendo. Leia as afirmações dos autores: “Quando as crianças não possuem mais certas proibições, segredos e tabus são revelados, a vergonha desaparece. Ela é algo próprio da infância que está excluída de certos saberes e práticas, e quando estes passam a ser seus, a vergonha não mais existe. O poder e a autoridade dos adultos também entram em cheque, pois as crianças vão saber e conhecer tanto quanto eles”.
Fonte: NOGARO, A; HILDEGARD, S. J; CONTE, E. Infância: desaparecimento ou metamorfose?. Revista HISTEDBR. Campinas, vol. 18, n. 3, jul./set. 2018. Disponível em:
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8652022. Acesso em: 15 jul. de 2024. Considerando o excerto, analise as afirmativas a seguir:
- A infância atual está desaparecendo porque as crianças estão cada vez mais protegidas dos segredos e tabus dos adultos, o que preserva a inocência e a vergonha infantil.
- Com a eliminação de certas proibições e segredos, as crianças estão cada vez mais equiparadas aos adultos em termos de conhecimento e poder, desafiando assim a autoridade e o controle dos mais velhos. III. Nogaro, Hildegard e Conte (2018) argumentam que a infância está desaparecendo porque as crianças não têm mais acesso a informações e práticas que eram exclusivas dos adultos, o que as tornava menos autônomas e poderosas.
- A infância contemporânea está sendo afetada pela diminuição de segredos e tabus, à medida que as crianças têm acesso precoce a informações e práticas que tradicionalmente eram exclusivas dos adultos.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
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