PROJETO DE ENSINO – COTIDIANO NA ROMA ANTIGA – 52_2025
1ª QUESTÃO
Sobre o Império Romano, leia a colocação a seguir:
“Na menor cidade do Império, quer a população falasse latim ou grego, quer até falasse celta ou siríaco, talvez a maioria dos edifícios públicos que os arqueólogos vasculham e os turistas visitam, foram construídos pelos notáveis locais com dinheiro do próprio bolso.”
VEYNE, Paul. Do Império Romano ao ano mil. In: ARIÈS, Philippe; DUBY, George. História da Vida Privada. São Paulo: Companhia das Letras, 1986, p. 114.
Na Antiguidade Romana a prática de investimentos privados em construções e atrações públicas era muito comum. Das alternativas a seguir, assinale a que contenha o nome apropriado dado a essa prática:
ALTERNATIVAS
Evergetismo.
Helenismo.
Investimento.
Propaganda pessoal.
Ordem dos Decuriões.
2ª QUESTÃO
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05/05/2025, 15:50 Unicesumar – Ensino a Distância
Leia a seguir o trecho da obra Satírico, de Petrônio:
“Trimálquio estava ainda a narrar essas extravagâncias, quando foi servido um enorme porco, dentro de uma travessa que cobria grande parte da mesa. Pusemo-nos todos a louvar a rapidez do cozinheiro, e alguém jurou que qualquer outro levaria muito mais tempo para preparar uma simples galinha. O que nos deixou ainda mais surpresos foi que o porco parecia muito maior que o javali servido momentos antes. Trimálquio, porém, depois de examiná-lo com crescente interesse, exclamou: – Mas que vejo! Este porco não foi estripado! Não, é claro que não foi! Chamem-no! Chamem o cozinheiro! O pobre-diabo aproximou-se da mesa e confessou, tremendo, que havia esquecido. – Como esqueceu! – gritou, furioso, Trimálquio. – Dir-se-ia, ouvindo-o, que não foi nada, que apenas esqueceu a pimenta e o cominho! Dispam-no! Num instante, o culpado foi despojado de suas vestes e colocado entre dois carrascos. Seu rosto, triste e digno de pena, enterneceu os comensais, e alguém se apressou a implorar misericórdia para ele: – Não é a primeira vez – dizia – que coisas assim acontecem. Perdoa-o, nós te pedimos, por esta vez. Se algum dia ele reincidir, nenhum de nós intercederá em seu favor. Não pude deixar de encarar com severidade bastante maior tamanha negligência, e, inclinando-me a Agamêmnon, disse-lhe ao ouvido: – Esse escravo deve ser um grande patife. Esquecer de estripar um porco! Pelos deuses, eu não perdoaria nem mesmo se esquecesse de estripar um peixe. . . . ” PETRÔNIO. Satírico. Tradução de Marcos Santarrita. São Paulo: Abril, 1981, p. 66-67 (livro I, XLIX) O excerto em questão é bastante teatral, uma vez que o autor teve a pretensão de criar um texto anti heroico, a fim de satirizar as grandes epopeias conhecidas. A sátira se inicia no fato do anfitrião ser um liberto enriquecido, que oferece um banquete luxuoso. Todavia, apesar dos exageros, o texto tem muito a nos dizer e apresenta a relação dos senhores e seus escravos domésticos. Nesse sentido, sobre a escravidão doméstica na Roma Antiga, baseado na leitura do excerto, considere as asserções a seguir, e a relação proposta entre elas: I. A cena proposta no banquete de Satírico apresenta Trimálquio como um anfitrião comedido, uma vez que castiga seu servo adequadamente na frente de todos, mesmo sendo seu “preferido”. PORQUE II. Como o Satírico de Petrônio deixa claro, o escravo em questão estava prestes a ser castigado, pois havia exercido a função de uma mulher. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
3ª QUESTÃO
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05/05/2025, 15:50 Unicesumar – Ensino a Distância
Acerca do cotidiano romano, leia o trecho a seguir:
“ . . . Na verdade, quem possui discernimento não vai para um banquete levando‑se a si mesmo como se fora um vaso para encher, mas antes para conversar a sério e a brincar, para ouvir e para falar de acordo com o que a ocasião sugerir aos participantes, se a companhia de uns e de outros se revelar agradável. Com efeito, se um prato é mau, podemos recusa‑lo, e se o vinho é fraco, podemos recorrer à água da fonte. No entanto, se um conviva provoca dores de cabeça, se é insuportável e grosseiro, nesse caso destrói e estraga o prazer de qualquer bebida e comida, ou mesmo de qualquer músico.” PLUTARCO. O Banquete dos Sete Sábios. Tradução, introdução e notas por Delfim F. Leão. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008, p. 59 (livro I, 147F) Os banquetes romanos foram únicos na história, pois eram eventos complexos e expressavam muito da cultura daquela sociedade. Sobre esses eventos e com a interpretação do trecho anterior, considere as afirmações a seguir com V (para as verdadeiras) e F (para as falsas): ( ) As atrações culturais eram comuns nos banquetes. ( ) Os banquetes romanos tinham o único propósito de servir refeições. ( ) Como o texto escrito por Plutarco demonstra, os banquetes eram eventos com várias atrações. ( ) Plutarco deixa claro, em seus escritos, que os banquetes eram acontecimentos sociais, onde haveriam algumas ou várias pessoas para dialogar. ( ) Nos banquetes romanos havia simplicidade, visto que as pessoas se reuniam para conversar, mas a variedade de apresentações artísticas e dos pratos era pequena. Assinale a alternativa com a sequência correta: |
ALTERNATIVAS
V, V, V, V e V.
V, F, V, F e V.
V, F, V, V e F.
F, V, V, F e V.
F, F, F, F e F.
4ª QUESTÃO
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05/05/2025, 15:50 Unicesumar – Ensino a Distância
Leia o trecho do documento a seguir:
“Vou entregar tudo à mulher (tanto que nós lhe abrimos as portas), e na minha pérfida traição, estarei com boa-fé. Favores concedidos facilmente não ajudarão a nutrir muito tempo o amor: a seus doces contentamentos, é preciso acrescentar algumas recusas. Deixe seu amante na porta; que ele a chame cruel e que repita muitas vezes a prece e a ameaça. Não suportamos o que é insípido; uma bebida amarga desperta nosso apetite. Às vezes, um barco é virado e afundado por ventos favoráveis. Eis a razão que impede as mulheres legítimas de serem amadas; é que seus maridos as veem quando eles querem. Uma porta a mais e um porteiro para dizer ‘não entre’, e você também, deixado para fora, será pego pelo amor!” OVÍDIO. A arte de amar. Tradução e notas de Dúnia Marinho da Silva. São Paulo: L&PM Pocket, 2001, p. 109 (livro III, XVIII – adaptado) A discussão acerca da condição da mulher – de virgens à prostitutas – na Roma Antiga tem sido objeto de interesse nos meios acadêmicos. Comparada a outras sociedades na Antiguidade, as mulheres romanas eram mais livres e poderiam ser mais independentes; da mesma forma que o casamento não era garantia de fidelidade matrimonial. Com base nessas informações, e com a interpretação da fonte histórica, escrita por Ovídio, considere as afirmativas a seguir: I. Na Roma Antiga era comum os homens se relacionarem com prostitutas. II. Ovídio deixa claro que a relação entre esposos era pautada no amor recíproco. III. Como fica claro no excerto exposto na questão, as mulheres romanas não eram livres para viverem suas sexualidades. IV. Na Antiguidade Romana os casamentos eram arranjados, e o maior propósito do matrimônio era gerar filhos legítimos, devido a isso, muitas vezes, o casamento não era pautado no afeto. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
5ª QUESTÃO
Durante quase todos os tempos históricos do mundo ocidental, a criação e formação de meninos e meninas se deram de formas diferenciadas. Na Roma Antiga, o nascimento e aceitação da criança aconteciam da mesma forma para ambos os sexos, porém meninos e meninas recebiam a educação de maneira distinta. Sobre esse assunto, associe corretamente as colunas a seguir:
Meninos.( ) Aos doze anos poderia estar idade núbil.
( ) Aos doze anos poderia ir às escolas, a fim de adornar o espírito.
- Meninas.( ) A educação continuada poderia ser ofertada pelo pai, tutor ou cônjuge. ( ) Na juventude, em torno dos dezesseis ou dezessete anos, poderia escolher seguir a carreira militar.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
ALTERNATIVAS
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05/05/2025, 15:50 Unicesumar – Ensino a Distância
1, 2, 1 e 2.
2, 1, 2 e 1. 2, 2, 1 e 1. 1, 1, 2 e 2. 1, 2, 2 e 1. |
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