PROJETO DE ENSINO – MARKETING NA VEIA 5.0 – 52_2025
1ª QUESTÃO
A utilização de vídeos como forma de consumir e produzir conteúdo tem sido bastante notável nos últimos anos. Plataformas como Youtube, Vimeo, TikTok, Kwai têm ganhado inúmeros adeptos que acompanham produtores de conteúdo para estudar, entreter, tirar dúvidas e interagir. Os formatos são dos mais diversos bem como a maneira de abordar os assuntos permite que os mais distintos gostos sejam atendidos. Dessa forma, é possível se comunicar com o seu público, sejam pessoas físicas ou jurídicas, por meio de conteúdos informativos, demonstrativos, interativos visando gerar engajamento e disseminação das informações desejadas.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando o conteúdo abordado no projeto, analise as afirmativas as seguir.
- Um influenciador digital é aquele que produz um conteúdo atrativo que tem inúmeros seguidores que interagem entre si e com a pessoa que produz os vídeos, dessa forma, pode ser uma estratégia eficiente para a sua empresa realizar parcerias para se comunicar com o público, ainda mais se os objetivos forem convergentes.
- Estimular as pessoas a produzirem o próprio conteúdo e remunerar pelos vídeos é uma forma de popularizar o uso, porém, constitui num desafio maior por parte das empresas de chamar e manter a atenção das pessoas almejadas, enfatizando a necessidade de objetivos específicos para maximizar os esforços de comunicação.
III. As plataformas que armazenam conteúdo de vídeo precisam ter cuidado em relação a produção de conteúdo inadequado, disseminação de Fake News, extorsão, bullying, visto que as pessoas com uma câmera de vídeo e acesso a internet podem produzir o conteúdo que desejarem e dar visibilidade ao extremismo e intolerância.
Estão corretas as afirmações:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
about:blank 1/9
05/05/25, 15:44 Unicesumar – Ensino a Distância
No Marketing 5.0 algumas temáticas ganharam relevância como diversidade, acessibilidade e responsabilidade ambiental. As empresas devem estar genuinamente preocupadas com esses temas porque as pessoas estão mais exigentes quanto ao posicionamento das organizações, bem como aqueles que estão diretamente envolvidos participam ativamente em grupos e disseminam o assunto no universo digital. Para os empreendimentos que desejam ser diferenciados não será mais aceito parecer ser, mas o que realmente faz de ações corriqueiras sobre o assunto. Dessa forma, será necessário que tanto os donos, os diretores e os colaboradores, além do profissional de Marketing, sejam sensibilizados sobre os temas e estimulados para tratarem de forma proativa no ambiente de trabalho.
Elaborado pelo professor, 2022. Considerando argumentos utilizados na aula, analise as afirmativas as seguir. I. A diversidade pode ser abordada do ponto de vista de diferentes gerações de idade em um mesmo ambiente de trabalho sendo cada uma com características distintas que precisam ser devidamente compreendidas e respeitadas. II. O termo acessibilidade abrange considerar formas de proporcionar condições para que pessoas com limitações físicas e psicológicas, por exemplo, possam se deslocar devidamente a diferentes lugares e que tenham os direitos respeitados pelos demais. III. A responsabilidade ambiental está relacionada principalmente a estimular políticas de reciclagem de materiais que são consumidos durante o período de expediente de trabalho pelos colaboradores e que permitem diminuir a quantidade de lixo gerada pela empresa. Estão corretas as afirmações: |
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
about:blank 2/9
05/05/25, 15:44 Unicesumar – Ensino a Distância
As possibilidades criadas a partir da internet permitiram o crescimento das ações digitais a ponto de que alguns consideram que apenas essa modalidade resume o Marketing. Para se destacar no mundo digital é necessário atuar de forma estratégica, com objetivos, persona e recursos definidos porque há uma série de empresas que disputam a atenção das pessoas. Diante de tantas pessoas e com diversas possibilidades de aproveitar o tempo é necessário ser assertivo na hora de capturar a atenção, caso contrário, os esforços serão ineficientes.
Elaborado pelo professor, 2022. Considerando o assunto, analise as afirmativas as seguir. I. As ações estratégicas precisam estar voltadas a produção de vídeos longos que expliquem em detalhes a utilidade do produto e todos os benefícios que podem ser obtidos. II. Para ter sucesso é necessário ter uma estratégia definida, recursos alocados, mensuração de indicadores e fazer correções de percurso conforme perceber necessidade. III. A atuação digital é importante que seja desenvolvida a partir do conhecimento da persona e de como ele percebe e a utilidade que o seu produto tem para a sua vida. Estão corretas as afirmações: |
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
about:blank 3/9
05/05/25, 15:44 Unicesumar – Ensino a Distância
O princípio de trabalhar com Marketing é a utilização de indicadores para avaliar os resultados das estratégias adotadas para saber se é necessário fazer ajustes nas escolhas. Como o universo digital é bastante dinâmico é importante monitorar o comportamento e a interação dos clientes para detectar mudanças, afinal, as pessoas querem novidades e se sentirem engajadas e valorizadas pelas marcas. Existem diferentes formas de fazer a mensuração e você deve escolher o que é essencial na sua forma de atuar e as análises mais relevantes para aperfeiçoar as práticas.
Elaborado pelo professor, 2022. Considerando a importância de indicadores para o Marketing, analise as afirmativas as seguir. I. É fundamental compreender como coletar e analisar os dados visando compreender padrões que são relevantes para traçar estratégias futuras, por isso, está relacionado ao passado e ao presente e também o futuro. II. Está relacionado com o big data e o desafio é processar o volume de informações para transformar dados em inteligência de mercado que permite dar suporte para a gestão do empreendimento. III. Monitorar os clientes e os concorrentes é importante para detectar mudanças e aumentar a previsibilidade de ter sucesso nas estratégias definidas e isso pode ser feito por meio de ferramentas que embasam as soluções escolhidas pela equipe de Marketing. Estão corretas as afirmações: |
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
about:blank 4/9
05/05/25, 15:44 Unicesumar – Ensino a Distância
A cada dois anos temos eleições no Brasil para cargos executivos e legislativos e, nessa época, temos milhares de pessoas que se candidatam para vencer as disputas. Por conta das propagandas eleitorais impulsionadas pela utilização das mídias digitais o termo Marketing Político tem se tornado mais popular. Infelizmente, de forma negativa, o termo tem sido considerado como pejorativo e focado na disputa eleitoral, porém, a abrangência do Marketing Político se refere a todo período pré e pós-eleição, principalmente para os candidatos que ganharam a disputa e exercerão mandatos públicos. Essa representa uma das áreas de atuação do profissional de Marketing que precisa de esclarecimentos e que tem alto potencial a ser explorado.
Elaborado pelo professor, 2022. A respeito do assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O texto considera que o Marketing Político tem uma reputação negativa em relação a sociedade em geral que não compreende a importância e a abrangência PORQUE II. O período eleitoral representa apenas uma das fases de aplicação após um conjunto de estratégias que foram desenvolvidas visando apresentar o candidato e as propostas para a disputa do cargo almejado. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. |
ALTERNATIVAS
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
6ª QUESTÃO
about:blank 5/9
05/05/25, 15:44 Unicesumar – Ensino a Distância
Os modelos de negócios estão sendo alterados nos últimos anos focando em formas de disponibilização de produtos e serviços de maneira acessível atendendo propostas de valor focadas nas experiências do cliente. Como as pessoas estão mais conectadas com dispositivos eletrônicos passaram a desejar a integração de canais de vendas para facilitar a interação com a empresa. Com isso, o termo omnicanal passou a ser cada vez mais demandado para os gestores que devem considerar como algo único visto que é dessa forma que os clientes percebem. Dessa forma, é necessário fazer investimentos na integração das informações para que os clientes possam ser beneficiados.
Elaborado pelo professor, 2022. Considerando argumentos utilizados na aula, analise as afirmativas as seguir. I. A quantidade de canais de vendas das empresas permite criar uma experiência integrada aos clientes porque possui escolher a opção que mais se adapta ao estilo das pessoas. II. A visita a loja física permitindo consultar informações on-line e até comprar o produto para retirada representa um exemplo de integração de canais que deve ser buscada pelas empresas que atuam omnicanal. III. Mais do que investir em estratégias de vendas é necessário que as diferentes opções adotadas possam ser integradas para gerar facilidades e otimizações para os clientes que forem interagir com produtos e serviços. Estão corretas as afirmações: |
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
7ª QUESTÃO
O Marketing, ao longo dos anos, teve diferentes formas de ser conceituado e praticado refletindo a forma como os negócios eram considerados e conforme o ambiente. O papel do profissional da área foi sendo reinventado bem como as habilidades e as competências para executar as atividades. É possível considerar a existência de cinco fases do Marketing sendo que cada uma é marcada por situações específicas que permitem diferenciar uma da outra.
Elaborado pelo professor, 2022.
Neste sentido, assinale a alternativa que representa corretamente um argumento utilizado no projeto de ensino.
ALTERNATIVAS
about:blank 6/9
05/05/25, 15:44 Unicesumar – Ensino a Distância
É característica do Marketing 4.0 a utilização de blogs e redes sociais tendo o entendimento que a segmentação pode ser insuficiente para trazer resultados positivos.
Sendo o Marketing 5.0 considerado como uma era que se desenvolveu durante a pandemia da Covid-19 e que valoriza a prestação de serviço e a tecnologia contextual. Considerando o Marketing 3.0 se percebe que as ações digitais se tornaram prioridade com os clientes obtendo um papel ativo na possibilidade de influenciar estratégias de negócios. Com o Marketing 2.0 se tornou um traço marcante o foco em desenvolver produtos estando mais próximo do cliente para que ele pudesse opinar ativamente na construção do projeto. No Marketing 1.0 é possível notar uma forte inclinação para a segmentação de mercado utilizando propagandas que podem ser agrupadas de acordo com o público que deseja ser impactado. |
8ª QUESTÃO
Conforme as tecnologias são incorporadas na rotina das pessoas e também nas estratégias das empresas surgem novas possibilidades de aplicação que ajudam na melhor compreensão dos hábitos das pessoas em relação ao consumo de conteúdo digital que tem aumentado substancialmente ao longo dos anos. Dessa forma, é possível considerar esse novo momento como Marketing 5.0 devido a possibilidade de aproximação desses dois agentes que interagem de forma mais próxima influenciando nas decisões e nas experiências a serem vivenciadas.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando argumentos utilizados, analise as afirmativas as seguir.
- As possibilidades advindas do metaverso permite que as experiências dos clientes se tornem mais reais permitindo a combinação de experiências de realidade virtual e aumentada.
- A inteligência artificial passa a fazer parte das estratégias de automação de produto e que os dados coletados podem ser utilizados para aperfeiçoar as formas de interação com cada cliente. III. As mudanças nessa era se caracterizam também por ações humanizadas que demonstrem sensibilização diante de assuntos importantes como foi o caso de empresas que agiram durante a pandemia da Covid-19.
Estão corretas as afirmações:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
about:blank 7/9
05/05/25, 15:44 Unicesumar – Ensino a Distância
A população tem se acostumado a consumir conteúdo e serviços digitais por conta de empresas e também do próprio serviço público que tem disponibilizado alternativa para que os cidadãos não precisem se deslocar até a instalação física, além de agilizar o tempo de processamento das solicitações. Com isso, a utilização de dispositivos como smartphones, tablets, desktops e notebooks têm aumentado, em especial o primeiro, devido a facilidade de transporte e manuseio personalizado. Hoje é possível se comunicar, comprar, cuidar da saúde, estudar e entreter no mundo digital estimulando que as pessoas tenham os próprios dispositivos para consumir conteúdo conforme os próprios interesses.
Elaborado pelo professor, 2022. A respeito do assunto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As facilidades advindas do mundo digital estimulam as pessoas a estarem mais conectadas para que possam se sentir incluídas PORQUE II. Hoje é possível fazer atividades que eram essencialmente presenciais por meio de um dispositivo eletrônico conectado à internet. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta. |
ALTERNATIVAS
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
Por conta da visibilidade que o Marketing Digital tem nos últimos anos é comum as pessoas considerarem que a atuação do Marketing está apenas neste universo, porém, há outras áreas que devem ser consideradas quando falamos de Analytics. Os termos Web, Digital e Marketing são exemplos que têm sido utilizados e que possuem significativas diferenciações que precisam ser devidamente compreendidos.
Elaborado pelo professor, 2022.
Considerando argumentos utilizados na aula, analise as afirmativas as seguir.
- O termo Web Analytics se refere a informações que estão localizadas nos sites e páginas web. II. Ao tratar de Digital Analytics a perspectiva considera sites e páginas web, mas também redes sociais e o mobile.
III. Estudar Marketing Analytics se refere a tratar de forma ampla a aplicação do Marketing que se refere ao mundo on-line e off-line.
Estão corretas as afirmações:
ALTERNATIVAS
about:blank 8/9
05/05/25, 15:44 Unicesumar – Ensino a Distância
II, apenas.
I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas. I, II e III. |
about:blank 9/9