PROJETO DE ENSINO – NOVOS TEMPOS NOVOS OLHARES REVISITANDO A IDADE MÉDIA – 52_2025
1ª QUESTÃO
Devido ao preconceito existente em relação ao período medieval, muitas pessoas se esquecem de que esse momento foi de grande desenvolvimento das artes, das técnicas educacionais, inclusive proporcionando renascimentos culturais. Acerca dos Renascimentos Culturais da Idade Média analise as afirmativas abaixo:
I – Durante o governo do Imperador Carlos Magno, no século VIII, ocorreu o Renascimento Carolíngio. Período conhecido pela criação de escolas e o estabelecimento do estudo das sete artes liberais: o trivium, ou ensino literário (gramática, retórica e dialética) e o quadrivium, ou ensino científico (aritmética, geometria, astronomia e música).
II – A Europa Ocidental viveu um Renascimento no século XII, neste período o contato dos cristãos com os intelectuais árabes possibilitou o contato com os filósofos gregos da antiguidade o que possibilitou um avanço da astronomia, da matemática, da biologia e da medicina.
III – Pode se afirmar que o Renascimento do século XII, a tradução das obras gregas e árabes foram alguns dos elementos que originariam séculos depois as ideias dos autores renascentistas do período moderno.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
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05/05/25, 16:17 Unicesumar – Ensino a Distância
O ano de 476 d.c. é utilizado como baliza cronológica para delimitar o fim da Idade Antiga e o início da Idade Média na Europa ocidental. Contudo, esse processo de transição foi fruto da decorrência de muito séculos, desde o século III com o início da crise do Império romano até os século VI e VII com a consolidação do reinos germânicos. Ao longo desses três/quatro séculos ocorreu uma grande transformação da cultura europeia. Resultado tanto da destruição das instituições e tradições romanas quanto pela fusão do valores romanos com os dos germânicos.
Cientes deste grande processo de transformação ocorrido na transição da Idade Antiga para a Idade Média, baseado no podcast e no material de apoio, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. A historiadores de Idade Média afirmam que na Europa ocidental, a partir do século VII e VIII, formaram-se sociedades com culturas completamente distintas das dos séculos anteriores. Quando estudamos o processo de formação desta sociedade europeia fica claro que entre os séculos III e VII as instituições romanas foram sendo paulatinamente destruídas pelos povos germânicos. PORQUE II. Os povos invasores que gradualmente se consolidaram no território europeu colaboraram para a falência de todas as instituições romanas. Isso ocorreu devido ao desprezo que as civilizações germânicas possuíam pela cultura e pelas tradições greco-romanas. O principal motivo de desprezo era o fato dos romanos terem se tornados cristãos ao abandonar a religião pagã. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
3ª QUESTÃO
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05/05/25, 16:17 Unicesumar – Ensino a Distância
Analise o excerto a seguir:
Com efeito, ao iniciarmos esta escrita, elencamos como um dos objetivos ratificar a desmistificação de uma controversa convenção de que o longo período medieval, iniciado com a conquista do Império Romano do Ocidente, em 476 d.C., deve ser cognominado pejorativamente de “Idade das Trevas”. Ao contrário, conforme ficou amplamente debatido e demonstrado, as formas sistemáticas de escolas e universidades atuais têm suas raízes exatamente na Idade Média. Ao contrário de “mil anos de escuridão”, é na Idade Medieval que temos os mais sólidos espaços educacionais e argamassas culturais de que somos herdeiros. São também provenientes desse período as várias invenções tecnológicas utilizáveis tanto no campo como na cidade. Acrescente-se também que são legados da Idade Média as várias formas de convívio e funcionamento das instituições atuais, especialmente as educacionais. XAVIER, Antônio Roberto; CHAGAS, Eduardo Ferreira; REIS, Edilberto Cavalcante. Cultura e educação na Idade Média: aspectos histórico-filosófico-teológicos. Revista Dialectus, n. 11, 2017. p. 325. Como pudemos analisar no nosso podcast e no material de apoio o preconceito contra a Idade Média ainda existe, ainda que suas origens remontam ao Renascimento da Idade Moderna. Acerca dessas questões envolvendo o desenvolvimento cultural durante o medievo considere as afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F). ( ) Umas das principais provas do atraso cultural da Idade Média foi o fato das Universidades e Escolas terem sido lideradas pelos membros da Igreja Cristã. ( ) Como explica Durkheim, a pedagogia educacional da Idade Média foi inovadora ao conectar professores e estudantes. Na verdade, as formas de convívio e o funcionamento das instituições atuais são baseadas nas instituições medievais. ( ) A Idade Média colaborou para o desenvolvimento filosófico e teológico, inclusive buscando bases racionalistas para explicar a religião, prova disso foi o movimento da Escolástica. ( ) Entre as contribuições da idade média podemos citar: os moinhos, a metalurgia, as primeiras Bíblias impressas (1454), os conhecimentos farmacêuticos e botânicos, as inovações geométricas, a Física de Movimento, a invenção do leme e da bússola, a pavimentação das estradas, a chaminé doméstica, a vela e de tantas outras invenções técnicas, demonstrando um enorme progresso técnico em diversas áreas. Assinale a alternativa que contém a sequência correta: |
ALTERNATIVAS
V-V-V-V
V-V-V-F
F-F-V-F
F-V-F-V
F-V-V-V
4ª QUESTÃO
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Analise o excerto a seguir:
No âmbito cultural, o antigo Império Romano do Ocidente é dividido “ . . . em três espaços culturais diferentes. Na Europa ocidental, formou-se uma cultura cristã de língua latina, cuja capital era Roma. Na Europa oriental, surgiu um núcleo cristão de língua grega, cuja capital era Bizâncio”; no Norte da África e no Oriente Médio, “ . . . desenvolveu-se na Idade Média uma cultura muçulmana de língua árabe” (Gaarder, 2004, p. 191, grifo do autor). Vale a pena ressaltar que, no contexto da Idade Média, “ . . . os árabes foram os líderes em ciências tais como a matemática, química, astronomia e medicina. Até hoje empregamos os algarismos arábicos . . . . Em alguns campos, a cultura árabe era mesmo superior à cristã” (Gaarder, 2004, p. 191). XAVIER, Antônio Roberto; CHAGAS, Eduardo Ferreira; REIS, Edilberto Cavalcante. Cultura e educação na Idade Média: aspectos histórico-filosófico-teológicos. Revista Dialectus, n. 11, 2017. p. 312. O excerto explica a formação de três espaços culturais diferentes na Idade Média. Acerca desses espaços culturais e de suas características analise as afirmativas a seguir. I – Na Europa Ocidental a cultura foi marcada pela fusão da cultura germânica com a romana. Sendo assim, os reinos germânicos consolidados após a queda do Império Romano do Ocidente continuaram a utilizar elementos da sociedade romana. Prova disso foi a gradual conversão desses povos ao cristianismo. II – Mesmo que o Império Romano do Oriente (Bizantino) estivesse localizado na Península dos Balcãs e ter adotado como língua oficial o grego, a sua cultura não foi influenciada em nada pelo seu contato com os povos orientais (gregos, persas, etc). Desta forma, sua cultura desenvolveu-se até o século XV de forma muito parecida com o que ocorreu com os reinos germânicos no Ocidente europeu. III – O fato do espaço cultural islâmico no norte da África e no Oriente Médio ter se desenvolvido de forma superior a europa ocidental cristã, demonstra, uma vez mais, o atraso cultural e científico que a Igreja Cristã causou durante toda a Idade Média. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
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5ª QUESTÃO
Considere os excertos a seguir:
Texto 1
Sabe-se hoje que a visão retrospectiva da Europa medieval como uma “idade das trevas” foi elaborada por eruditos renascentistas e, sobretudo, por eruditos iluministas. Sabe-se que essa visão esteve condicionada por uma perspectiva racionalista, liberal e anticlerical, num momento em que ser humanista significa colocar em questão os pressupostos teocêntricos defendidos pelos representantes da Igreja, defender o avanço das “luzes”, da razão e do progresso.
MACEDO, José Rivair, Repensando a Idade Média no ensino de História, In Leandro Karnal (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas.
Texto 2
Esta longa Idade Média é o contrário do hiato visto pelos humanistas do Renascimento e, salvo raras exceções, pelos homens das Luzes. É o momento da criação da sociedade moderna, do essencial das nossas estruturas sociais e mentais; momento em que se criou a cidade, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro, o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência.
Adaptado de Jacques Le Goff, Prefácio, Para um novo conceito de Idade Média: Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente. Lisboa, Editorial Estampa, 1979, p. 12.
Uma das questões mais importantes da História é que cada temporalidade constrói discursos diferentes sobre o passado, tentando compreendê-lo por meio de novas indagações e argumentos. Considerando as perspectivas historiográficas sobre o período medieval nos trechos apresentados, avalie as afirmações a seguir.
- A longa Idade Média, para Le Goff, encerra-se no Renascimento e nos descobrimentos, tendo em vista as profundas rupturas ocorridas nos séculos XVI e XVII no campo das estruturas mentais e materiais.
- Nos dois textos apresentados, defende-se uma visão historiográfica revisionista, reafirmando-se a noção de atraso do período medieval conduzido pela Igreja Católica ocidental, considerado pelos humanistas uma época de retrocesso, marcado pela escuridão.
III. O texto 2 contém uma abordagem historiográfica revisada sobre a concepção de Idade Média que valoriza o estudo de permanências e continuidades reapropriadas pelas sociedades modernas e suas instituições.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
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