PROJETO DE ENSINO – OS PRINCIPAIS GÊNEROS DO CONTEXTO EMPRESARIAL – 52_2025
1ª QUESTÃO
Você assessora um executivo e recebeu a seguinte demanda de trabalho:
“Lucíola, reserve para hoje, por favor, uma mesa para quatro pessoas, em local reservado, no Restaurante Casa Imperial. Almoçarei com os representantes da comitiva francesa.”
Dessa forma, você imediatamente mantém contato telefônico com o restaurante e efetua a reserva solicitada. Por se tratar de um almoço de negócio, você utiliza uma ferramenta para que fique registrado por escrito o espaço reservado, a fim de se resguardar sobre possíveis desencontros de informações. Considerando o exposto, assinale a ferramenta que melhor se aplica para o registro da reserva efetuada no restaurante.
ALTERNATIVAS
Ofício.
Memorando.
Convocação.
Carta Comercial.
Correspondência eletrônica (e-mail).
2ª QUESTÃO
Sobre as relações que cercam as tipologias e os gêneros textuais, é preciso termos claro em nossas mentes as características que diferenciam tipologia de gênero. Nesse sentido, leia as afirmações a seguir:
- Uma tipologia textual é constituída pela natureza linguística de sua composição, ou seja, envolve, entre outros aspectos, os tempos verbais utilizados.
POR SUA VEZ,
- Os gêneros textuais são textos materializados que encontramos em nossa vida diária, a partir de interações sóciocomunicativas, tanto na esfera oral, como na escrita.
Acerca das asserções apresentadas, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
As afirmações I e II são falsas.
As afirmações I e II são verdadeiras.
A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
A afirmação II é verdadeira e a I é falsa.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
3ª QUESTÃO
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Em um processo comunicativo, é muito importante que os interlocutores adequem as escolhas lexicais, considerando o contexto em que se dá a comunicação, bem como a quem a mensagem é direcionada (receptor). Nesse sentido, avalie as afirmações abaixo.
I. Em uma situação profissional, como em uma entrevista que será transmitida em rede nacional, deve-se fazer uso de escolhas lexicais mais descontraídas. II. Uma conversa entre amigos, em uma festa de aniversário, comporta escolhas lexicais mais descontraídas, uma vez que o contexto comunicativo é informal. III. A recepção de uma comitiva vinda do Japão, para fins de convênio comercial, demanda escolhas lexicais pautadas na formalidade discursiva, pis se trata de um contexto formal. IV. As escolhas lexicais com maior grau de formalidade são adequadas às situações em que um profissional representa uma organização, por exemplo, em um evento de grande prestígio social. A respeito dessas afirmações, está correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
4ª QUESTÃO
O gênero textual Ofício obedece normas estruturais estabelecidas em sociedade, as quais estão documentadas em materiais de estudo e em manuais instrucionais corporativos. Dentre os itens estruturais que compõem esse gênero, temos o vocativo. Sobre este elemento, analise as afirmações abaixo e assinale a alternativa que apresenta corretamente exemplos de vocativos apropriados para correspondências oficiais.
ALTERNATIVAS
Vós, Nós e Lhe.
Vós, Senhor e Lhe.
Nosso, Vossa e Sua.
Vossa excelência, Vossa senhoria e Senhorita.
Excelentíssimo Senhor, Senhor Diretor e Magnífico Reitor.
5ª QUESTÃO
A carta comercial é um tipo de correspondência muito utilizada pelas organizações nas situações em que a intencionalidade recai sobre uma comunicação entre empresas ou entre empresas e seus clientes. Sobre o gênero textual Carta Comercial, leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
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“Atenciosamente”, “Cordialmente” e “Respeitosamente” são exemplos de elementos introdutórios de cortesia. A carta comercial deve ser impressa em papel timbrado com a logo da instituição que emite essa correspondência. Dentre os elementos de fecho de cortesia, pode-se destacar a expressão “Com referência à carta de v. Sa. de …”.
Os textos que permeiam o ambiente organizacional, tais como o gênero carta comercial, devem ser escritos em frases longas e com fechos prolixos. “Aguardando suas notícias”, “Aqui vai meu abraço carinhoso” e “Sendo o que se apresenta para o momento”, são exemplos de fechos recomendados pelos estudiosos. |
6ª QUESTÃO
Vivemos em tempos de concorrência acirrada, sobretudo, no contexto empresarial, que configura-se como um território de batalha de sobrevivência travada entre as instituições organizacionais. Nesse sentido, quanto mais especializado é um profissional, melhores oportunidades serão conquistadas por ele. Com base nessas informações, analise as asserções abaixo.
- Os profissionais que atuam na posição de Secretário(a) Executivo(a) ocupam-se do contato com diferentes pessoas, de diferentes níveis sociais, educacionais e com histórias de vida diferentes.
Portanto,
- Aqueles que dominam as habilidades comunicativas, sobretudo aquelas que são de sua responsabilidade no ambiente de trabalho, têm mais chance de conquistar as melhores colocações no mercado.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As afirmações I e II são falsas.
As afirmações I e II são verdadeiras.
A afirmação I é verdadeira e a II é falsa.
A afirmação II é verdadeira e a I é falsa.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
7ª QUESTÃO
O gênero textual e-mail está presente em nosso cotidiano tanto na nossa vida particular como na profissional. Em se tratando especificamente do contexto organizacional, a formalidade no estilo verbal deve estar presente nas mensagens eletrônicas para atender adequadamente a demanda de comunicação. Sobre o gênero e-mail institucional, leia as afirmações baixo e assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
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Os elementos: o que (o objeto do texto, da comunicação) e para quem (quem receberá a mensagem) já são suficientes para o redator no ato da redação de um e-mail.
Os elementos: para quem (quem receberá a mensagem) e para que (objetivo da comunicação) já garantem a compreensão da mensagem; assim, “o que” e “quando” são elementos dispensáveis para que o redator construa umtexto com eficácia comunicativa. Os elementos: o que (o objeto do texto, da comunicação) e quando (especificar a data do acontecimento, da assembleia etc.) já garantem a compreensão da mensagem; assim, “para quem” e “para que” são elementos dispensáveis para a consideração por parte do redator. Os elementos: o que (o objeto do texto, da comunicação), para quem (quem receberá a mensagem), para que (objetivo da comunicação) e quando (especificar a data do acontecimento, da assembleia etc.) devem ser considerados pelo redator no ato da elaboração de um e-mail. Os elementos: o que (o objeto do texto, da comunicação), para quem (quem receberá a mensagem), para que (objetivo da comunicação) e quando (especificar a data do acontecimento, da assembleia etc.) não fazem diferença para a redação de um e-mail institucional coerente e coeso. |
8ª QUESTÃO
Considerando que somos seres sociais, a comunicação é uma necessidade humana e está intrinsecamente ligada ao cotidiano, seja em situações pessoais ou profissionais. Neste contexto, o processo comunicativo envolve alguns elementos, os quais precisamos considerar para o desenvolvimento de uma comunicação
assertiva. Dessa forma, avalie as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta corretamente os elementos que compõem o processo comunicativo:
ALTERNATIVAS
Realidade ou situação; interlocutores; pensamento; signo linguístico e gestos.
Emotions; interlocutores; conteúdo ou mensagem; signo linguístico e postura corporal.
Fala e escrita; interlocutores; conteúdo ou mensagem; sinais de fumaça e vestimentas.
Realidade ou situação; interlocutores; conteúdo ou mensagem; signo linguístico e meio.
Realidade ou situação; interlocutores; conteúdo ou mensagem; escrita e meio eletrônico.
9ª QUESTÃO
Alguns elementos são essenciais para que o processo de comunicação seja estruturado de forma eficaz. Muitas vezes, não os notamos devido à prática diária, mas, toda vez que estabelecemos contato com alguém, utilizamos esses elementos estruturais. Sobre os elementos que estruturam a comunicação humana, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
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A comunicação humana é estruturada a partir de seis elementos: remetente, destinatário, linguagem, repertório, código e meio.
A comunicação humana é estruturada a partir de seis elementos: remetente, destinatário, gestos, vestimentas, código e veículo. A comunicação humana é estruturada a partir de seis elementos: remetente, destinatário, mensagem, repertório, código e veículo. A comunicação humana é estruturada a partir de seis elementos: remetente, destinatário, mensagem, repertório, escrita e interlocutor. A comunicação humana é estruturada a partir de seis elementos: remetente, destinatário, mensagem, gestos, emoções e elementos psicológicos. |
10ª QUESTÃO
Dentre os gêneros textuais presentes no meio organizacional, temos o ofício, que é utilizado para comunicação direta entre os representantes oficiais das instituições. Sobre o gênero ofício, leia as afirmativas a seguir:
- A vírgula é dispensável após o elemento vocativo.
- O gênero ofício é utilizado para tratar de assuntos oficiais entre um determinado órgão e outros órgãos externos e/ou particulares.
III. Sendo o ofício numerado, a sigla do órgão que o expede deve vir grafada logo após a numeração, utilizando-se uma barra “/” para separá-las.
- O texto em um ofício deve apresentar somente uma introdução e uma conclusão, pois os assutnos tratados em uma reunião são confidenciais.
A respeito dessas afirmações, está correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
11ª QUESTÃO
Em alguns gêneros textuais, como em uma reportagem jornalística, podem ser encontradas mais de uma tipologia textual. Nesse sentido, os estudos sobre os gêneros textuais, conforme Bakhtin (1992), se constituem considerando três aspectos. Com base no conteúdo trabalhado durante as aulas, assinale a alternativa que apresenta corretamente os aspectos elencados por Bakhtin.
ALTERNATIVAS
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Conteúdo temático, a estrutura superficial e o estilo verbal.
Conteúdo temático, estrutura composicional e o estilo verbal. Conteúdo temático, a estrutura verbal e o estilo composicional. Conteúdo informativo, a estrutura dos parágrafos e o estilo verbal. Conteúdo estilístico, a estrutura composicional e o estilo de escrita. |
12ª QUESTÃO
Leia as informações abaixo:
Dentro das reuniões organizacionais, são tomadas decisões que precisam ser devidamente registradas em um documento, o qual será assinado pelos presentes e arquivado para fins de documentação institucional formalmente registrada. Esse documento também serve como base de consulta acerca dos assuntos nele registrados, uma vez que a execução prática de ações acertadas em reuniões podem trazer resultados positivos como intencionado e/ou negativos em alguns casos.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa que apresenta corretamente o gênero textual no qual são registradas, em forma de relato, as decisões tomadas em uma reunião empresarial:
ALTERNATIVAS
Ata.
Ofício.
Bilhete.
Memorando.
Carta Comercial.
13ª QUESTÃO
O gênero textual Circular é um dentre os instrumentos utilizados pelas organizações empresariais para fins de comunicação. Sobre a aplicabilidade desse gênero, leia as asserções a seguir:
- Em muitos casos, o nome do destinatário é citado explicitamente no vocativo da correspondência. II. É um gênero utilizado para a comunicação com um grupo grande de destinatários. Como exemplo, pode se citar a apresentação de um produto por meio de mensagens promocionais.
III. É um gênero que se aplica à comunicação com um grupo pequeno de destinatários, pois a intenção, no caso do gênero circular, é se comunicar de forma personalizada, com poucas pessoas.
- Um cartão com felicitações para um casal de noivos pode ser considerado um exemplo adequado ao gênero circular, pois é um caso de envio a um público bastante numeroso.
A respeito dessas afirmações, está correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
14ª QUESTÃO
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O gênero textual Convocação é utilizado no contexto administrativo e apresenta como uma de suas características do estilo verbal termos que indicam obrigatoriedade de comparecimento por parte do sujeito convocado ao evento mencionado. Considerando o estilo verbal inerente ao gênero textual Convocação, assinale a alternativa que traz uma proposição correta para utilização nesse gênero administrativo. |
ALTERNATIVAS
A prefeitura municipal de Capitu convida os munícipes para a cerimônia de abertura do Natal.
A Monstros S/A convoca seus acionistas para Assembleia Geral Extraordinária a ser realizada
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A reitoria da Unicesumar divulga o resultado dos aprovados em 1ª chamada no vestibular nº001/2017. O comandante da Polícia Militar do Estado do Paraná tem a honra de convidar Vossa Excelência para a cerimônia . . .
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A Presidenta da Sociedade Rural de Iracema convida os associados para comemoração dos resultados conquistados no ano de 2017.
15ª QUESTÃO
Conforme Bakhtin (1995), os estudos sobre os gêneros textuais se constituem considerando três aspectos: conteúdo temático, estrutura composicional e estilo verbal. Considerando os gêneros que são da competência do profissional de Secretariado, o gênero textual ofício apresenta características próprias de estilo verbal a serem consideradas e utilizadas.
BAKHTIN, M.; VOLOCHINOV, V.N. Marxismo e filosofia da linguagem (1929). 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1995.
Sobre o estilo verbal a ser empregado no gênero ofício, assinale a alternativa correta:
ALTERNATIVAS
O formalismo, a pessoalidade, a clareza e a intimidade devem prevalecer atrelados ao estilo verbal no gênero ofício.
O formalismo, a impessoalidade, a clareza e o profissionalismo devem prevalecer atrelados ao estilo verbal no gênero ofício.
O estilo informal, a pessoalidade, a clareza e o profissionalismo devem prevalecer atrelados ao estilo verbal no gênero ofício.
O formalismo, a impessoalidade, a ambiguidade e o amadorismo devem prevalecer atrelados ao estilo verbal no gênero ofício.
O formalismo, a impessoalidade, a incompreensibilidade e o profissionalismo devem prevalecer atrelados ao estilo verbal no gênero ofício.
16ª QUESTÃO
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Dentro das organizações, transitam informações que servem de suporte para os colaboradores. Nesse sentido, muitas delas precisam estar expostas em murais de avisos, bem como devem chegar ao conhecimento de todos os envolvidos, também, por meio de uma correspondência eletrônica (e-mail institucional), a fim de assegurar que a informação chegue a todos. Esse tipo de comunicação é mais conhecido, por parte da equipe de colaboradores, como comunicação interna (CI), porém ele tem um nome específico.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa que apresenta o gênero que atende à situação exposta: |
ALTERNATIVAS
Ata.
Ofício.
Bilhete.
Memorando.
Carta comercial.
17ª QUESTÃO
Para Marcuschi (2008), tipologia textual é um termo que designa uma espécie de sequência teoricamente definida pela natureza linguística de sua composição (aspectos lexicais, sintáticos, tempos verbais, relações lógicas). Nesse sentido, as tipologias textuais estão categorizadas.
MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
A respeito das tipologias textuais, leia as alternativas abaixo e assinale aquela que apresenta corretamente tais tipologias:
ALTERNATIVAS
Narração, argumentação, manuais, descrição e receitas.
Narração, argumentação, instrução, descrição e opinião.
Narração, argumentação, exposição, descrição e injunção.
Estória, argumentação, exposição, descrição e passo a passo.
Narração, convencimento, exposição, detalhamento e injunção.
18ª QUESTÃO
Para que um processo comunicativo aconteça, é necessária a interação entre os interlocutores. Essa interação se dá por meio de signos linguísticos. Como podemos definir quais são esses signos? Assinale a alternativa que responde corretamente à questão apresentada:
ALTERNATIVAS
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Os signos podem ser definidos apenas como palavras e olhares, pois é somente por eles que se dá a forma como a mensagem é apresentada.
Os signos podem ser definidos exclusivamente como movimentos corporais, pois há estudos e registros no sentido de que o nosso corpo se comunica. Os signos podem ser definidos como: palavras, gestos e olhares, pois os movimentos corporais não interferem na forma como a mensagem é apresentada. Os signos linguísticos podem ser definidos como previsões diárias pelas quais se dá a forma como a mensagem é apresentada para fins de precaução de desastres. Os signos podem ser definidos como palavras, gestos, olhares, movimentos corporais, entre outros elementos pelos quais se dá a forma como a mensagem é apresentada. |
19ª QUESTÃO
O gênero textual Ata é utilizado dentro das organizações para a documentação de conteúdos tratados e das decisões tomadas pelos presentes em uma assembleia. Sobre esse gênero, leia as afirmações abaixo:
- Em sua estrutura, está prevista a relação e a identificação das pessoas presentes.
- A expressão “em tempo” é utilizada ao final de uma ata para a retificação, quando um erro é percebido somente após o todo registro já efetuado.
III. É redigida em livro próprio ou digitada em meio eletrônico a partir de anotações minuciosas. Depois, são colhidas as assinaturas e ela é registrada na junta comercial.
- O profissional de Secretariado Executivo apenas redige a ata, mas não assina esse documento. As assinaturas previstas são as referentes à lista de convocação e presença.
A respeito dessas afirmações, está correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
20ª QUESTÃO
A Convocação é uma espécie de convite que se difere dos gêneros textuais de cunho social, visto que o seu conteúdo temático está relacionado às questões administrativas. Sobre ela, avalie as afirmartivas a seguir:
- O comparecimento ao evento descrito em uma convocação é obrigatório para um indivíduo convocado. II. Data, horário e local de comparecimento são elementos obrigatórios no gênero textual convocação. III. Convocações para reuniões de negócios, comparecimento e para a prestação de contas, são exemplos de aplicação do gênero convocação.
- Pelo fato de ser um gênero textual que apresenta características de obrigatoriedade, seu estilo verbal deve prezar por informações precisas, a fim de evitar problemas de interpretação por parte do convocado.
A respeito dessas afirmações, está correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
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I e II, apenas.
II e III, apenas. III e IV, apenas. I, II e III, apenas. I, II, III e IV. |
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