PROJETO DE ENSINO – PARA ALÉM DO MERCHANDISING – O CONTEXTO FIGITAL – 52_2025
1ª QUESTÃO
O termo figital tem chamado a atenção para a construção de um universo cada vez mais compartilhado entre os mundos físico e digital. E se, historicamente, a sociedade já vinha se acostumando a dividir os espaços entre virtuais e físicos, a chegada do conceito figital vem propor uma nova simbologia e também nova percepção desses espaços.
“Na verdade, esses espaços são continuados. Eles coexistem. Não há uma divisão mais tão clara entre o físico e o digital. O que existe é o que chamamos de espaços híbridos, e isso pode ser utilizado em vários contextos”.
Fonte: Adaptado de: https://www.trendsce.com.br/2021/04/16/estrategia-figital-e-o-impacto-dos-espacos hibridos-no-mercado/
Partindo dessa realidade do figital e dos desafios para integrar lojas físicas e online, analise as afirmativas a seguir:
- Para que a estratégia figital aconteça é necessário que o varejista permita em que canal o cliente quer retirar seu produto.
- A padronização dos preços e das promoções em todos os canais utilizados para o varejista facilita o processo de integração.
III. Promover uma logística assertiva que consiga interligar os processos de entrega e a utilização do sistema ERP ampliam as possibilidades de integração do físico com o online.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
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O comportamento do consumidor é digital. Fato. Se uma marca busca seguir ativa em seu mercado, o primeiro passo é ter a consciência que este novo comportamento determina a forma como sua empresa trabalha, e não o contrário.
A boa jornada sem fricção e resolutiva para o cliente intensifica e resulta em uma boa experiência, que, certamente, será compartilhada. Tudo isso graças a nova narrativa digital que vivenciamos nas relações de consumo. Segundo especialistas, a loja Etna entrou no mercado com uma proposta de valor similar aos concorrentes já estabelecidos. Adotou praticamente o mesmo conceito e formato de loja – independente da sua localização e mercado – e fazia pouco uso de tecnologia para deixar a jornada de compra mais agradável e orientativa para os consumidores. Fonte: Adaptado de Consumidor Moderno. Fonte: Diário do Nordeste A partir do texto apresentado, temos o caso de uma grande rede varejista que teve dificuldades de operar no contexto digital. Levando em consideração as mudanças no mercado e o ambiente digital, podemos afirmar que: |
ALTERNATIVAS
A Etna encerrou suas operações pois só operava em lojas físicas sem presença nos canais digitais.
A Etna enfatizava a jornada do cliente pensando no ambiente de loja integrando suas ações com os diferentes canais.
A Etna realizava vendas em seus canais digitais, deixando de apresentar estratégias de experiência do cliente nas lojas físicas.
A Etna apesar de apresentar uma boa experiência na loja física e estar presente nos canais digitais, não conseguiu operar de forma integrada seus canais.
A Etna estava presente em diversas regiões do país, operando no modelo de megastore, com uma estratégia focada no ambiente digital e experimentação de produtos.
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3ª QUESTÃO
O merchandising começou nas lojas físicas, para promover produtos devido a grande concorrência entre marcas, mas evoluiu e se adaptou à nova jornada de compra do consumidor, que hoje passa pelo ambiente digital antes de escolher onde comprar.
Fonte: https://www.gofind.online/blog/digital-merchandising-o-que-e/
A partir do entendimento da utilização do merchandising no ambiente digital e das boas práticas que devem ser observadas, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
- As cores, ilustrações e imagens que se utiliza no e-commerce e aplicativos influenciam diretamente o processo de compra.
- A disposição de produtos no e-commerce pode seguir a forma desejada pela empresa, independente da segmentação por categoria.
III. No ambiente digital a sazonalidade pode ser exemplificada quando em alguma data comemorativa a marca personaliza o site e volta suas estratégias visuais para a data.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
V, F, V.
F, F, V.
V, F, F.
F, V, F.
F, F, F.
4ª QUESTÃO
O figital surge para mesclar ainda mais os formatos de produtos e oferecer ao cliente uma forma híbrida para realizar sua compra ou operação. Os clientes omnichannel estão cada vez mais comuns em todos os tipos de negócios. Este novo perfil diz respeito a um consumidor que se relaciona com as suas marcas prediletas por múltiplos canais.
Fonte: https://resultadosdigitais.com.br/marketing/figital/
Nesse cenário de mudança de comportamento dos clientes e o conceito figital, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas:
- O webrooming é quando um cliente, após ver um produto na loja, faz a compra no site do mesmo varejista.
- Quando um consumidor nas suas pesquisas, digitaliza um produtos para tentar encontrar uma oferta melhor online, está realizando o scramming.
III. Quando um cliente faz compras na loja física para retirar em algum outro ponto de venda mais próximo de sua casa, ele se utiliza do clicar e enviar, muito comum na maioria dos varejistas.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
ALTERNATIVAS
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V, F, V.
F, F, V. V, F, F. F, V, F. F, F, F. |
5ª QUESTÃO
Merchandising é uma ferramenta de Marketing, formada pelo conjunto de técnicas responsáveis pela informação e apresentação destacada dos produtos no ponto de venda, de maneira que acelere sua rotatividade. Trata-se de uma atividade de promoção de vendas de mercadorias. As atividades de merchandising podem incluir técnicas de exibição, amostras gratuitas, demonstração no local, preços, caixas de estantes, ofertas especiais e outros métodos de ponto de venda.
Fonte: Grupo Delta
O conceito de merchandising surge a partir da loja física, mas com o digital, essa estratégia se ampliou para outros canais. A partir desse entendimento, analise as afirmativas a seguir:
- O merchandising possibilita a interação do cliente com o produto, proporcionando uma experiência com a marca.
- A exibição de produtos deve envolver, entreter e educar, construindo uma narrativa com o cliente e propiciando melhor experiência.
III. A falta de estoque afeta em geral a loja física, pois nos canais digitais os clientes estão dispostos a esperar por mais tempo a entrega de um produto.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
O varejo precisou se reinventar na pandemia e investir em canais digitais e tecnologias para que o consumidor pudesse interagir e vivenciar experiências. Com o avanço da vacinação e a retomada gradual da economia, a combinação entre os ambientes físicos e online deve ganhar força. E as marcas devem se preparar para isso. “O futuro do varejo é o figital, essa combinação virtuosa entre o físico e o digital.
Fonte: Consumidor Moderno.
O conceito figital avançou no varejo e conforme tem sido apontado por especialistas, permanecerá. Sobre o figital é possível afirmar que:
ALTERNATIVAS
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É o resultado da otimização de processos das lojas físicas e que incluem os canais digitais como suporte para o processo de venda.
É a jornada que o consumidor percorre primeiro no ambiente físico e depois no digital, significando uma continuidade da compra. É a jornada que o consumidor percorre nos canais digitais utilizando o ambiente físico como suporte para entrega dos produtos comprados. É a operação online e off-line nas empesas varejistas que ocorre de forma independente já que cada canal possui as suas próprias características. É o desdobramento de uma estratégia de integração de canais, onde o consumidor consiga observar os diferentes canais com parte de um todo. |
7ª QUESTÃO
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O Boticário criou uma experiência in-game que permite que os usuários criem seus próprios avatares no jogo de realidade virtual, Avakin Life. O novo projeto, idealizado pela marca ocorreu entre fevereiro e março de 2022 e se desdobrou em dois blocos de Carnaval virtuais, que receberam os nomes de marcas do Boticário das categorias de maquiagem e cabelos: Bloco Intense e Bloco Match. Na dinâmica, o bloco campeão ganharia uma festa especial, aberta ao público e tematizada com suas cores.
Fonte: https://propmark.com.br/o-boticario-cria-experiencia-de-carnaval-em-realidade-virtual/ Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2022/02/28/carnaval-virtuais-metaverso/ As estratégias no Metaverso também se constituem como uma proposta da estratégia figital do Boticário. Sobre essa proposta, analise as asserções a seguir: I. A utilização de plataformas do Metaverso indicam que o Boticário compreendeu que as estratégias digitais são mais significativas para os clientes, já que amplia a possibilidade de escolha de produtos. PORQUE II. A utilização de canais digitais pode ampliar a experiência do cliente e fazer como que a marca se aproxima das novas gerações que estão mais conectadas e engajadas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
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8ª QUESTÃO
Observe a imagem a seguir:
Fonte: Proxxima
A imagem apresentada ilustra um exemplo de uma jornada figital, onde o consumidor pode transitar entre diferentes canais de forma única. Sobre essa jornada, analise as asserções a seguir:
- Ao compreender a jornada figital, conhecendo os canais escolhidos e como eles são percorridos pelo cliente, é possível desenvolver estratégias mais assertivas.
PORQUE
- A mudança no comportamento de compra mudou e a jornada deixou de ser horizontal e passou a ser em várias direções, seja no ambiente físico ou digital.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
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Assim como no ambiente físico, saber onde expor, quando, para quem e por quanto tempo pode ser o fator determinante para o sucesso de uma campanha, sobretudo online. Mais do que ter um preço competitivo, um design de embalagem coerente e uma campanha atrativa, é preciso se preocupar também com a forma que o consumidor irá ver o seu produto. Para isso, escolher bem a plataforma ou vitrine virtual de exibição é essencial.
Fonte: https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/how-to/2020/07/22/digital-merchandising potencializa-o-marketing-saiba-como.html A partir desse entendimento do que foi exposto no texto e dos tipos de digital merchandising, analise as asserções a seguir: I. O based merchandising se refere a segmentação de usuários de forma pré-definida, por cruzamento de dados do perfil, histórico e ações em comum do público PORQUE II. O comportamento distinto apresentado pelos consumidores no ponto de venda ajuda a potencializar os resultados. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
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Mesmo com a pandemia, a importância da loja física não foi abalada. Pelo contrário, a partir dos vislumbres atuais de retomada, a tendência é que seja ainda mais valorizada, já que fez tanta falta no período de isolamento.
Esse destaque para o ponto de venda está no centro da estratégia do Boticário. Ainda que o digital viva hoje uma alta expansão, conforme mostram os números da marca. A varejista de beleza conta atualmente com mais de 15 milhões de seguidores nas redes sociais e 28 milhões de clientes cadastrados em seu programa de fidelidade. Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2021/10/18/boticario-loja-fisica-fortaleza/ Pensando nas estratégias do figital utilizadas pela marca Boticário, avalie as afirmações a seguir como (V) para verdadeiras e (F) para falsas: I. A Live Comerce funcionou como uma proposta para apoiar a rede de franqueados, acontecendo dentro das próprias lojas e acelerando a venda de produtos, especialmente na pandemia. II. Para integrar as lojas físicas e digitais, a marca utilizou o Boticards onde os consumidores poderiam realizar as compras na loja online e retirar seus produtos nas lojas físicas, no mesmo dia da compra e com desconto. III. A marca ampliou o seu e-commerce, fazendo modificações significativas, permitindo uma navegação mais fluida e também criou um blog com dicas de beleza e bem-estar voltado aos consumidores que buscam o aprofundamento do atendimento que aconteceria na loja. As afirmações I, II e III são, respectivamente: |
ALTERNATIVAS
V, F, V.
F, F, V.
V, F, F.
F, V, F.
F, F, F.
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