PROJETO DE ENSINO – PLANEJAMENTO E POSSIBILIDADES DA COMUNICAÇÃO INTERNA – 52_2025
1ª QUESTÃO
Voltado para ações internas da empresa, por isso também chamado de Marketing Interno, o Endomarketing é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. No Brasil, o termo foi utilizado pela primeira vez em 1975 por Saul Bekin, especialista e pioneiro do assunto no Brasil. Gerente da empresa Johnson & Johnson à época, Bekin percebeu que era necessário desenvolver uma integração maior entre os seus funcionários. Desde então, ele tem sido explorado e executado por várias empresas que buscam se posicionar melhor no mercado. O Endomarketing não se trata apenas de criar uma comunicação com os colaboradores, mas sim de envolvê-los em estratégias e ações voltadas para alcançar resultados”.
Fonte: https://www.rdstation.com/blog/marketing/endomarketing/ Acesso em 17. Mai, 2024.
Com base no conceito de Endomarketing e suas possibilidades dentro da comunicação interna, analise as afirmações a seguir:
- Palestras e eventos de capacitação são opções dentro do Endomarketing.
- Um mural de avisos, seja físico ou digital, se enquadra na categoria de Endomarketing. III. Uma reunião para trocar ideias, experiências e feedbacks pode ser considerada uma ação de Endomarketing.
- Vídeos institucionais divulgando objetivos e reforçando valores da organização são considerados exemplos de Endomarketing.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
?III e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
I, II, III e IV.
2ª QUESTÃO
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“Uma boa estratégia de Comunicação Interna é aquela que garante que a informação chegue a todos os colaboradores. Pensando em diferentes modelos de trabalho, como remoto e híbrido, a digitalização pode ser grande aliada nessa missão. Um exemplo é o uso de aplicativos que chegam até o funcionário, esteja ele trabalhando no ponto de venda, no campo ou no escritório”.
Fonte: https://gptw.com.br/conteudo/artigos/praticas-comunicacao-interna/. Acesso em 17 Mai. 2024. Desta forma, analise as afirmativas a seguir: I. Existem inúmeras plataformas digitais que podem auxiliar no processo de Comunicação Interna, mas nem sempre elas são necessárias. Muitas organizações, até mesmo as de grande porte, optam por fazer esse processo de forma presencial, garantindo uma comunicação mais direta e, em muitos casos, mais eficaz. II. Cada plataforma e ferramenta tem suas próprias características e funcionalidades. Ou seja, não existe regra: é importante que a organização analise todas as possibilidades e escolha a melhor plataforma que supra suas necessidades. III. É essencial definir apenas uma plataforma de Comunicação Interna e concentrar todas as informações nela, evitando ruídos de comunicação e desencontro de informações. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
3ª QUESTÃO
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“Em 2016, a Coca-Cola elaborou uma série de estratégias de endomarketing para envolver o time de 66 mil pessoas que trabalham nas sedes brasileiras com as Olimpíadas, porque a empresa seria uma das patrocinadoras do evento.
Algumas das iniciativas foram: – O andar olímpico que consistia em um espaço temático e lúdico, que além de lembrar os Jogos Olímpicos e aproximar os colaboradores de um evento tão importante para a marca, também trazia os valores da cultura da empresa. Então, além de ser um espaço de descontração para ajudar a unir o time, também aproximou os colaboradores desse evento tão importante e reforçou a ideia de que todos faziam parte disso. – Fotos com a tocha olímpica: um cenário foi montado com a réplica da tocha olímpica e os funcionários puderam tirar fotos como se estivessem participando de uma prova de revezamento. – Papos com atletas profissionais: o projeto trouxe atletas para contarem um pouco de sua trajetória, em um papo interativo, onde os participantes podiam fazer perguntas e interagir com o convidado, além disso, também foram oferecidos brindes e sessão de fotos”. Referência: https://www.gupy.io/blog/endomarketing / acessado em 17 de maio de 2024 Tendo em mente o conceito de endomarketing, analise as afirmações a seguir: I. O endomarketing é utilizado para aumentar a satisfação e sensação de pertencimento dos colaboradores dentro da empresa. II. O endomarketing é uma estratégia de comunicação que pode ser aplicada tanto na comunicação interna de uma organização quanto com o público externo. III. Com estratégias bem utilizadas de endomarketing, é possível chegar em um crescimento de produtividade e qualidade de resultados. As afirmativas I, II e III são respectivamente: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
I, II, III.
4ª QUESTÃO
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Nada melhor que contar com colaboradores atualizados nas principais novidades do mercado. Então, ofereça cursos e treinamentos com uma boa frequência para que eles estejam em constante aprendizado. Isso será positivo para ambas as partes. A empresa contará com profissionais qualificados e preparados para novas soluções, enquanto o profissional tem a chance de se especializar.
Fonte: https://www.rdstation.com/blog/marketing/endomarketing/ / Acesso em 17. Mai, 2024. Neste contexto, observe as asserções a seguir: I. Cursos e treinamentos de qualificação de colaboradores podem ser vistos como estratégias de Endomarketing. PORQUE II. Um dos principais focos do Endomarketing é estimular a integração entre os funcionários, apresentar metas de forma clara, proporcionar momentos de feedback e trocas de experiências. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
5ª QUESTÃO
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Endomarketing, comunicação organizacional e comunicação interna são pilares essenciais para o fortalecimento de uma empresa. O endomarketing foca em estratégias para engajar e motivar os colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho positivo. A comunicação organizacional envolve a gestão de todas as formas de comunicação dentro da empresa, garantindo que a visão e os valores sejam claramente transmitidos. Já a comunicação interna refere-se às práticas e ferramentas utilizadas para facilitar o fluxo de informações entre os diferentes níveis e departamentos, promovendo transparência e alinhamento. Juntas, essas práticas contribuem para uma cultura organizacional forte e eficiente.
Fonte: Elaborado pelo autor. Tendo em mente as definições de Comunicação Organizacional, Comunicação Interna e Endomarketing, analise as afirmações a seguir: I. A Comunicação Organizacional é o termo mais amplo, e engloba comunicações de formatos variados, direcionadas a diversos públicos. II. A Comunicação Interna é uma ideia que se refere à comunicação direcionada ao público interno da organização, ou seja, seus colaboradores. III. O Endomarketing é definido por ações de marketing promovidas pela empresa para melhorar sua comunicação com os próprios colaboradores. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
6ª QUESTÃO
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Uma boa Comunicação Interna pode proporcionar resultados imensuráveis para o desenvolvimento de qualquer empresa, de qualquer porte e tipo. O contrário também é real: uma comunicação interna fraca pode causar problemas graves na rotina da organização.
Fonte: Elaborado pelo autor. Com base no contexto apresentado, analise as afirmações a seguir: I. Uma comunicação interna ruim pode resultar em uma rotina de trabalho exaustiva e pouco satisfatória para os funcionários de uma organização. II. Sem uma comunicação interna bem feita, certos valores, metas e objetivos da organização podem passar despercebidos, afetando negativamente a percepção do colaborador. III. É bem mais complicado superar um momento de crise com uma comunicação interna desequilibrada e mal estruturada. Porém, é essencial que essa Comunicação Interna seja bem executada em todos os momentos da rotina, não apenas em situações de crise. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas
I, II e III.
7ª QUESTÃO
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“Também conhecido como boletim informativo, a newsletter é um tipo de e-mail específico para divulgar informações relevantes para os interessados que se inscreveram para receber aquele conteúdo.
Geralmente, muitos já são clientes da empresa e se cadastram com seu endereço de e-mail para adquirir a newsletter”. Referência: https://grupos2mkt.com/newsletter/ / acessado em 17 de maio de 2024 A newsletter é uma opção que pode se mostrar profundamente efetiva dentro do processo de Comunicação Interna. Não apenas a newsletter, mas o e-mail institucional como um todo é uma ferramenta tradicional e muito utilizada para alinhamentos e comunicações dentro de empresas. Neste contexto, observe as asserções a seguir: I. O e-mail corporativo é uma ferramenta que permite uma comunicação dinâmica, com diversos formatos e estilos. A newsletter é apenas uma das diversas possibilidades do e-mail corporativo. PORQUE II. O e-mail corporativo depende de uma segunda ferramenta ou plataforma para atingir todo seu potencial de comunicação. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
8ª QUESTÃO
“A comunicação interna é uma importante estratégia no mundo dos negócios, já que é responsável por alinhar os valores e objetivos da organização com os funcionários, através de uma comunicação clara e efetiva. Além disso, contribui para melhorar o clima organizacional, mantendo as equipes motivadas, informadas e engajadas quanto aos valores e cultura da empresa. Desenvolver uma boa comunicação interna é essencial para os relacionamentos e também para a produtividade. Entretanto, para ser eficiente e trazer resultados, precisa envolver todos os colaboradores através de planejamento”.
Fonte: https://blog.caju.com.br/cultura-organizacional/comunicacao-interna-na-empresa/. Acesso em 17 Mai. 2024.
Sobre objetivos e possíveis resultados de uma boa Comunicação Interna, podemos afirmar que: ALTERNATIVAS
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O principal objetivo da Comunicação Interna é aumentar a produtividade dos colaboradores. Isso é alcançado a partir de inúmeras estratégias e técnicas, todas pensadas para harmonizar e equilibrar o ambiente de trabalho.
O principal objetivo da Comunicação Interna é comunicar aos colaboradores as visões e valores da organização, alinhando expectativas e objetivos O principal objetivo da Comunicação Interna é garantir um bom e satisfatório ambiente de trabalho, com fluxos bem definidos e objetivos alinhados, além de oferecer uma sensação de satisfação e pertencimento ao colaborador. Podemos dizer que, no geral, a Comunicação Interna não tem um objetivo principal, podendo variar de acordo com aempresa e as aplicações. O principal objetivo da Comunicação Interna é fazer com que os colaboradores tenham ciência de eventos, palestras e reuniões, além de promover trocas de experiências e feedbacks. |
9ª QUESTÃO
Todo o conceito de Endomarketing gira em torno da relação entre a empresa e seus colaboradores, com o objetivo de garantir mais engajamento, cooperação, satisfação e produtividade. Porém, a própria Comunicação Interna, de forma geral, também tem os mesmos princípios e objetivos.
Fonte: Elaborado pelo autor.
Levando em consideração as semelhanças e diferenças entre a Comunicação Interna e o Endomarketing, podemos dizer que:
ALTERNATIVAS
Mesmo tendo técnicas e objetivos similares, a Comunicação Interna e o Endomarketing têm públicos diferentes, já que um é direcionado exclusivamente para o público interno, enquanto o outro engloba também o público externo.
Para atingir resultados minimamente satisfatórios, a Comunicação Interna depende completamente da implementação efetiva de uma estratégia de Endomarketing.
O Endomarketing é uma estratégia mais específica que está dentro do processo mais abrangente e amplo que é a Comunicação Interna.
A Comunicação Interna é um conceito mais específico que está dentro do processo de Endomarketing.
A Comunicação Interna e o Endomarketing são processos diferentes que trabalham isoladamente, sem conexão ou intercessão direta.
10ª QUESTÃO
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As ferramentas de comunicação interna são vitais para o sucesso organizacional, pois garantem que todos os colaboradores estejam alinhados com os objetivos e valores da empresa. Elas facilitam a disseminação de informações, melhorando a transparência e a confiança dentro da equipe. Além disso, promovem um ambiente de trabalho colaborativo e engajado, onde ideias e feedbacks podem ser compartilhados livremente. Isso não apenas aumenta a eficiência e produtividade, mas também fortalece a cultura corporativa, contribuindo para um clima organizacional mais harmonioso e motivador.
Elaborado pelo autor. Tendo em mente o conteúdo estudado, analise as afirmações a seguir: I. O e-mail corporativo é um dos formatos mais utilizados na Comunicação Organizacional, pois é flexível e dinâmico. Mesmo tendo um custo elevado, continua sendo uma opções mais populares e eficazes. II. Existem vários aplicativos, plataformas digitais e programas que podem ser úteis no processo de Comunicação Interna, mas é importante selecionar apenas uma única ferramenta para concentrar todas as informações e processos. III. O chamado “mural de avisos” é um formato muito tradicional que está presente na rotina de escritórios há muitos anos. Atualmente, o mural físico está defasado e é pouco utilizado, tendo sido substituído majoritariamente pelo mural de avisos digital. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
III, apenas
Nenhuma alternativa está correta.
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