PROJETO DE ENSINO – RELATOS DAS OPERAÇÕES OMNICHANNEL NO BRASIL – 52_2025
1ª QUESTÃO
Correspondendo ao tempo decorrido desde o momento em que um cliente faz um pedido até o recebimento do produto, é essencial que o mesmo seja gerido e estruturado adequadamente, pois pode impactar negativamente no nível do serviço ao cliente, não atendendo as necessidades da organização.
Acerca do conceito descrito acima, assinale a alternativa em que o mesmo é apresentado corretamente.
ALTERNATIVAS
Hubs Logísticos.
Last-Mile.
Smartlocker.
Middle-Mile.
Lead Time.
2ª QUESTÃO
Você já deixou de comprar algum produto pela internet por causa do valor do frete? E já desistiu de adquirir algo que queria muito porque o prazo de entrega era muito longo? Independentemente da sua resposta, já deu para notar que a logística é um dos grandes desafios dos negócios virtuais e físicos, não é mesmo? Conciliar os pedidos dos clientes com o estoque disponível não é uma tarefa fácil, já que pode haver não só o encalhamento das mercadorias por falta de consumidores, como também a falta de produtos por conta do alto volume de pedidos.
Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2022/01/20/logistica-omnichannel-cx/
A entrega é um ponto crucial nas estratégias de omnichannel e por isso a logística é elemento centro para que os canais de distribuição funcionem de forma efetiva. Dessa forma, levando em consideração o texto abordado, observe as asserções a seguir.
- A logística omnichannel garante ao cliente a possibilidade de comprar tanto online como offline, de experimentar off e comprar on, de buscar o produto numa dark store* ou em um centro de distribuição.
PORQUE
- Na logística omnichannel é permitido que as pessoas transitem entre os mundos on e off e escolham onde desejam retirar a mercadoria, de acordo com sua rotina diária.
*Dark Store: refere-se a uma loja de varejo ou centro de distribuição que atende exclusivamente a compras online.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
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As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas. |
3ª QUESTÃO
As novas tecnologias tornaram algumas dessas etapas mais ágeis e com maior impacto, principalmente no pós-compra. A busca de informações e a avaliação de alternativas são determinantes para a decisão, sendo que a internet integra informações de várias marcas e lojas no mesmo lugar.
Fonte: https://clubedotrade.com.br/blog/estrategia-omni-channel/
Com as tecnologias, conforme abordado no texto, tivemos uma mudança na utilização de canais por parte dos consumidores e estamos acompanhando uma passagem do multicanal para o omnicanal. Deste modo, analise as afirmativas a seguir.
- No multicanal as empresas possibilitam ao consumidor a compra e a comunicação em diferentes plataformas, com processos rápidos e informações que são segmentadas conforme o canal utilizado. II. O omnichannel permite uma experiência holística do consumidor que transita entre o online e o off-line como se estivesse em um único espaço, aproveitando estoques e comunicações integradas. III. A maior vantagem do omnichannel é oferecer a maior quantidade de canais possíveis para que o consumidor consiga realizar cruzamentos e interligações entre os canais de comunicação, ampliando as possibilidades de compra.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
Refere-se a etapa final da entrega do produto, considerando desde a saída de um centro de distribuição até o destinatário final, correspondendo a uma das etapas da logística mais cara para a empresa e que representa um importante ponto para a satisfação do cliente.
GO, A. A importância da operação omnichannel para a logística comercial. E-commerce Brasil. 2020. Disponível em: < https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/a-importancia-da-operacao-omnichannel para-a-logistica-comercial/>. Acesso em: mar. 202
Acerca do conceito descrito acima, assinale a alternativa em que o mesmo é apresentado corretamente. ALTERNATIVAS
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Hubs Logísticos.
Last-Mile. First-Mile. Middle-Mile. Lead Time. |
5ª QUESTÃO
Nos processos logísticos, o ciclo do pedido é composto pelas atividades necessárias para que ocorra o fluxo de produtos da empresa até os clientes, sendo necessário que cada uma das atividades ocorra da melhor forma possível de modo que possa atender as necessidades dos clientes.
GUISSONI, L. A. Omnichannel: uma gestão integrada. Gv Executivo, v. 16, n. 1, p. 24-27, 2017. Considerando as etapas que contemplam o ciclo de um pedido, analise as afirmativas a seguir:
- O recebimento dos pedidos deve garantir o entendimento quanto as necessidades do cliente, para que na entrega não haja nenhuma divergência, podendo o mesmo ser realizado por meio de atendimento em loja, contato direto, internet, etc.
- O processamento do pedido trata-se do processo responsável pela emissão de notas fiscais, bem como documentos fiscais e despachos de transportes quando necessário. É nesta etapa que as cobranças são geradas aos clientes.
III. A etapa da distribuição contempla a programação e escolha quanto ao modal de transporte, tipo de veículo, carga, roteirização, operação de carga e descarga, etc., sendo sucedida pelas etapas de expedição dos produtos e controle de entrega.
- O faturamento do pedido consiste no conjunto de atividades necessárias para o preparo, transmissão, recebimento, atendimento e acompanhamento dos pedidos realizados pelos clientes, refletindo muito pouco no tempo e no custo de todo o processo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, IV, apenas.
I, II, III e IV.
6ª QUESTÃO
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A possibilidade de usar simultaneamente canais na jornada muda tudo. Empresas passam a dar escolhas ao cliente que às vezes recebe uma chamada, mas quer dar continuidade ao atendimento por WhatsApp ou qualquer mídia de sua preferência. A capacidade de oferecer o máximo de alternativas para que ele se sinta o mais confortável possível constitui obrigatoriamente uma jornada omnichannel”.
Fonte: https://www.consumidormoderno.com.br/2021/04/14/revolucao-do-omnichannel-o-segredo-para experiencia-ideal/ A jornada omnichannel do consumidor passa por diferentes pontos de contato com a empresa, em diferentes etapas da compra, mas com uma experiência única. Desta forma, a partir do entendimento da nova jornada integrado do consumidor, analise as afirmativas a seguir e assinale (F) para falso e (V) para verdadeiro: I. O omnichannel proporciona um formato de atendimento que integra todos os canais e informações e dá a liberdade para que o cliente escolha por onde quer ser atendido, seja online, off-line ou ambos. II. Na jornada omnichannel o consumidor inicia e termina sua jornada no mesmo canal, depois de ter passado por vários outros, ativando o processo de compra, por exemplo, por meio de descontos recebidos por e-mail marketing que são válidos em lojas físicas. III. Na mesma plataforma e interface o atendente é capaz de saber de que canal o consumidor chegou, conhecendo todo o histórico do atendimento, proporcionando uma experiência muito mais diferenciada e fluída, mesmo ao acionar a empresa por canais distintos. As afirmativas I, II e III, são respectivamente: |
ALTERNATIVAS
V; F; V.
V; V; F.
V; V; V.
F; F; V.
F; V; V.
7ª QUESTÃO
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Embora não seja um conceito novo, a multicanalidade ganhou maior atenção do varejo ao longo do último ano, onde, em virtude das restrições causadas pela pandemia, muitos negócios tiveram que se reinventar inovando para estabelecer a interação com clientes, que foi possível com a presença dessas marcas em diversos canais. Ao mesmo tempo, esse contexto contribuiu para a formação de um consumidor específico denominado de consumidor multicanal.
GONTIJO, B. O omnichannel e a pandemia do coronavírus. E-commerce Brasil. 2020. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/o-omnichannel-e-a-pandemia-do-coronavirus/>. Acesso em: mar. 2021 Considerando as características e aspectos do consumidor multicanal no processo de compra, analise as afirmativas a seguir: I. O perfil do consumidor multicanal é diferente do consumidor geral, no que tange a frequência de compra, bem como o seu ticket médio, em que ambos costumam ser maiores. II. São consumidores que dividem gastos entre diferentes plataformas de vendas, o que contribui para que sejam mais fiéis às empresas. III. Uma das características deste consumidor corresponde à preferência e a atração por encontrar diversas variedades de produtos no mesmo local, não desejando migrar de loja em busca de produtos ou para custear fretes. IV. A multicanalidade torna possível uma participação maior na vida do consumidor, através de múltiplas formas de contato, estimulando maior interação, maior frequência de compra e oferta de uma grande variedade de produtos. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, IV, apenas.
I, II, III e IV.
8ª QUESTÃO
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Em um contexto onde cada dia mais os consumidores se mostram exigentes e dinâmicos, buscando preços baixos e produtos de qualidade, a relação entre à área comercial e logística precisam ser compreendidas, pois influenciam diretamente na experiência de compra, sendo um fator crucial para a satisfação e vínculos de relacionamentos com os clientes.
GO, A. A importância da operação omnichannel para a logística comercial. E-commerce Brasil. 2020. Disponível em: < https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/a-importancia-da-operacao-omnichannel para-a-logistica-comercial/>. Acesso em: mar. 202 Com base nas informações acima e considerando a relação entre a logística e o comercial, analise as afirmativas a seguir. I. A capacidade de uma empresa em entregar encomendas a tempo pode determinar o sucesso de um varejista, pois se as ações da cadeia de suprimentos relacionadas a área comercial não funcionarem todo o processo comercial e logístico tenderá a falhar. II. Entre a área comercial e logística existe uma dependência de mão dupla que se mostra vantajosa em virtude de proporcionar valor agregado e valorização da marca desde que utilizada de forma estratégica. III. Considerando os fluxos logísticos para abastecimento de lojas a partir da logística de entrega direta ao consumidor final, os custos fracionados podem ser significativamente mais baixos e a operação mais complexa, principalmente se o objetivo for entregas rápidas. IV. A logística integrada auxilia as empresas quanto a garantia de competitividade no mercado contribuindo para a redução de custos e para que processos se tornem mais ágeis e eficientes. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, IV, apenas.
I, II, III e IV.
9ª QUESTÃO
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Não existe uma fórmula ideal ou pronta que possa ser aplicada ao cálculo do lead time. Esse cálculo pode variar de acordo com o produto em questão e com os itens que serão utilizados nas diferentes etapas. Todavia, alguns pontos podem facilitar que este índice seja identificado em qualquer segmento. FERNÁNDEZ, R. L. Logística comercial. Paraninfo, 2010.
Considerando tais pontos relevantes para auxiliar no cálculo do lead time, analise as afirmativas a seguir. I. Listar os produtos e estabelecer o tempo necessário implica em realizar um levantamento de todos os materiais necessários para fabricar o produto como ferramentas e matéria-prima, bem como estabelecer o tempo necessário para obtê-los. II. Realizar o inventário, consiste no processo de identificar a disponibilidade dos recursos em estoque, antes de inseri-los na produção, de modo a evitar compras desnecessárias. III. Determinar o tempo de produção corresponde apurar o número de dias e horas necessárias para fabricar os produtos ou completar o serviço, sendo importante contabilizar os finais de semana e possíveis atrasos com manutenção ou falta de colaboradores. IV. Estabelecer o tempo de transporte, consiste em adicionar o tempo em que o produto levará até chegar ao consumidor final. Além disso, o lead time, pode considerar a soma do tempo de pedido, juntamente com seu processamento e distribuição. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
I e II, apenas.
II e IV, apenas.
I, II, IV, apenas.
I, II, III e IV.
10ª QUESTÃO
A multicanalidade possibilita que as organizações participem de forma mais ampla da vida do seu cliente, através de múltiplas formas de contato com o cliente, maior número de interações, assim como, maior frequência de compra e oferta de uma variedade de produtos.
GUISSONI, L. A. Omnichannel: uma gestão integrada. Gv Executivo, v. 16, n. 1, p. 24-27, 2017.
Considerando as informações acima e as possibilidade de canais ao qual o consumidor multicanal pode se relacionar, analise as afirmações abaixo:
- A loja física é o canal básico e conhecido dos clientes e se diferencia pela experiência de ver, tocar e experimentar o produto.
- O e-commerce como outro canal expande a barreira geográfica e possibilita uma experiência de compra para áreas mais distantes, ampliando o aumento de clientes para que conheçam a marca. III. O marketplace consiste em outro canal capaz de englobar diversas marcas em um só lugar e representa uma oportunidade quanto a empresa conseguir acessar um tráfego de clientes além do que ela já adquiriu com seu e-commerce.
- O WhatsApp não se apresenta como um canal relevante em virtude de corresponder apenas à uma plataforma de relacionamento.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
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I, apenas.
I e II, apenas. II e IV, apenas. I, II, III, apenas. I, II, III e IV. |
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