PROJETO DE ENSINO – RESUMO NA PRÁTICA – 52_2025
1ª QUESTÃO
Para que haja uma padronização na atribuição de palavras-chave, Borba, Laan, Chini (2012) comentam sobre a indexação automática, ou extração automática de palavras-chave. Ela consiste no processamento, de forma técnica, da linguagem identificada no texto para, posteriormente, representar seu conteúdo, ou seja, são verificados os termos que potencialmente representem o conteúdo da obra.
Fonte: BORBA, D. S.; LAAN, R. H. V. D.; CHINI, B. R. Palavras-chave: convergências e diferenciações entre a linguagem natural e a terminologia. Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n.2, p.26-36, abr./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/jMXXcDb4n6gWgdLnbCNbmVf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 jun. 2024.
Com relação às palavras-chave e indexação, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Para realizar a indexação, pode-se extrair qualquer parte do texto.
As palavras-chave são descritoras do assunto do texto e sempre são extraídas do título.
As palavras-chave necessitam que ocorram atividades mentais complexas para serem geradas.
A indexação e a geração de palavras-chave seguem normas internacionais padrões para ser aplicadas.
Dadas as eventuais dificuldades financeiras e operacionais, a indexação é menos utilizada do que a geração de palavras-chave.
2ª QUESTÃO
Medeiros (1999) compreende que o fichamento pode ser um grande aliado para os alunos que necessitam ter contato com inúmeras leituras extensas, seja para um trabalho acadêmico ou para o desenvolvimento de dissertação ou tese. Para isso, propõe que seja feito através de fichas, de forma a organizar melhor os conteúdos existentes em cada obra lida, e que facilite ao leitor ter contato com as principais informações de cada uma delas.
Fonte: MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: Práticas de Fichamentos, Resumos, Resenhas. Atlas, 2019. 368 p. Disponível em:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4998908/mod_resource/content/0/Redacao_cientifica_- _Joao_Bosco_Medeiros.pdf. Acesso em: 26 jun. 2024.
Pensando nos elementos estruturais do fichamento, assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
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É necessário escrever todas as hipóteses criadas pelo autor na parte destinada a “texto”.
Os pontos cruciais para serem incluídos são: justificativas e local onde se encontra a obra. Deve ser composto por cabeçalho, referência bibliográfica, texto, e local onde se encontra a obra. Precisa incluir o cabeçalho, explicar o referencial teórico escolhido pelo autor e referência bibliográfica. Além de incluir referência bibliográfica e local onde pode ser encontrado o texto, é necessário incluir um parágrafo com opiniões próprias na ficha. |
3ª QUESTÃO
As pesquisas em torno do uso de palavras-chave, dadas as suas características de não padronização, assumem um papel diferenciado em relação aos estudos sobre indexação e terminologia, embora se confundam um pouco com esses dois itens. Borko (1978) situa bem o uso de índices de palavras em contraposição aos índices de assunto (duas coisas bastante distintas), e caracteriza o uso de palavras-chave
dentro de um contexto e fora de um contexto. São as duas siglas KWIC e KWOC (keyword in context e keyword out of context, respectivamente). O primeiro item refere-se a palavras extraídas diretamente do título, que assumiriam uma qualidade informativa desde que situadas com outras palavras do título, formando um contexto identificável. O segundo item é uma forma de evitar um truncamento, ou seja, uma lista de palavras que não entraram no contexto do documento. As duas práticas apresentam sérias desvantagens decorrentes da falta de padronização, mas se mostraram importantes na elaboração dos primeiros sistemas de informação automatizados.
Fonte: GONÇALVES, A. L. Uso de resumos e palavras-chave em Ciências Sociais: uma avaliação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, vol. 13, núm. 26, 2008, p. 7. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Disponível em:
https://www.redalyc.org/pdf/147/14712794006.pdf. Acesso em: 01 jul. 2024.
Baseando-se no texto acima, avalie as afirmações a seguir:
- A seleção de palavras-chave deve ser feita em todos os parágrafos.
- As palavras-chave possibilitam a elaboração de um resumo do texto.
III. Os periódicos solicitam que o autor utiliza tanto a KWIC quanto a KWOC ao submeter um texto. IV. Na maioria das vezes, o próprio autor submete as palavras-chave da obra.
- As palavras-chave são importantes para a recuperação de informação por um pesquisador. É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
II, apenas.
IV, apenas.
III e V, apenas.
I, II e III, apenas.
II, IV e V, apenas.
4ª QUESTÃO
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O aumento progressivo do número de publicações e a consequente impossibilidade de ler tudo o que é publicado sobre um assunto tornou necessária a aplicação de mecanismos que pudessem traduzir o conteúdo de um documento de maneira mais condensada, sem que houvesse perda de informação. Ao mesmo tempo, o surgimento de bases de dados com abrangência cada vez mais ampla e mesmo o crescimento de publicações científicas on-line tornou necessário o desenvolvimento de padrões de metadados, ou seja, padrões para a extração de elementos relevantes para tanto para a descrição de um documento quanto para a recuperação de informações. (GONÇALVES, 2008, p. 2)
Fonte: GONÇALVES, A. L. Uso de resumos e palavras-chave em Ciências Sociais: uma avaliação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, vol. 13, núm. 26, 2008. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/147/14712794006.pdf. Acesso em: 01 jul. 2024. Uma vez entendido que a palavra-chave “tem a característica de ser livremente atribuída pelo autor de um texto, visando, assim, a representação do conteúdo informacional presente no documento por ele elaborado”. Fonte: BORBA, D. S.; LAAN, R. H. V. D.; CHINI, B. R. Palavras-chave: convergências e diferenciações entre a linguagem natural e a terminologia. Perspectivas em Ciência da Informação, v.17, n.2, p.26-36, abr./jun. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/jMXXcDb4n6gWgdLnbCNbmVf/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 26 jun. 2024. Considerando os expostos, analise as alternativas e assinale a correta. |
ALTERNATIVAS
Há uma normatização para atribuição de palavras-chave de cada texto escrito.
É necessário que as palavras-chave sejam extraídas da primeira parte da obra.
As palavras-chave não precisam, necessariamente, representar o conteúdo da obra.
Uma vez atribuídas as palavras-chave de um texto, todos os demais seguem a mesma padronização de termos.
Um dos problemas de não haver norma para submissão das palavras-chave é a atualização de termos com o passar dos anos.
5ª QUESTÃO
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Para Medeiros (1999), ao realizar um resumo, o leitor presta mais atenção no texto, pois é necessário, de fato, apreender e internalizar o que cada parágrafo exprime para, então, ser capaz de resumi-los.
Fonte: MEDEIROS, R. TRATAMENTO DO TEXTO JORNALÍSTICO ESCRITO À LUZ DA ANÁLISE DOCUMENTÁRIA: O CASO DO RESUMO. In: Informação & Sociedade; João Pessoa Vol. 9, Ed. 2, (1999). Disponível em: https://www.proquest.com/openview/6e91b6d04f6d87ead1e6a464dc05a4df/1?pq origsite=gscholar&cbl=2030753. Acesso em: 22 jun. 2024. Diante disso, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas: I. Para resumir um texto, o leitor deve se atentar à ideia central que ele traz, bem como deve trazer alguns tópicos-chave como título da obra, local, editora, ano de publicação do texto, e nome(s) do(s) autor(es). PORQUE II. Escrever sobre o tipo de texto, gênero e qual conclusão ele traz não são tópicos pertinentes. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
6ª QUESTÃO
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Todo fichamento está ligado à produção de fichas que expressam os dados gerais de uma obra e os seus pontos principais quanto ao conteúdo lido. Já o resumo, funciona como uma forma de expressar os pontos que podem fazer com que uma outra pessoa se interesse pela obra ou, ainda, pode servir para que a própria que o produz necessita consultar determinados tópicos sobre a obra original. Assim, deve apresentar uma explicação prévia sobre o trabalho a ser elaborado. Por outro lado, o formato da contrapõe, em um único texto, as visões de diversos autores sobre um mesmo tema.
Fonte: Disponível em: https://oficinasoportugues.com.br/blog/resenha-resumo-sintese-fichamento-entenda as-diferencas/. Acesso em: 05 jul. 2024. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/blog/artigo-cientifico/qual-a-diferenca. Acesso em: 05 jul. 2024. Considerando o resumo, avalie as afirmações a seguir. I. O fichamento pode ser utilizado anteriormente a um resumo ou resenha, como forma de organizar os principais tópicos de uma obra. II. O resumo crítico possui a mesma estrutura da resenha. III. A resenha possui uma finalidade mais ampla que o resumo, pois além de sintetizar ideias, inclui juízo de valor. IV. Para realizar fichamento, é necessário, primeiro, produzir uma resenha sobre a obra. V. Na resenha, não é necessário incluir os tópicos relevantes da obra, apenas uma opinião crítica sobre. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e V, apenas.
IV e V, apenas.
I, II e III, apenas.
7ª QUESTÃO
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Sobre a utilidade do fichamento, Medeiros (1999) exemplifica situações como escrever um artigo, dissertação ou tese, visando auxiliar o pesquisador na organização e sintetização dos materiais disponíveis naquela área para ser utilizado como sua base. O autor, ainda, comenta sobre a resistência adquirida na primeira vez que é feito, pois pode ser um trabalho maçante, mas que muito utilizará na organização e escrita de um novo trabalho que a utilize como base.
Fonte: MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: Práticas de Fichamentos, Resumos, Resenhas. Atlas, 2019. 368 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4998908/mod_resource/content/0/Redacao_cientifica_- _Joao_Bosco_Medeiros.pdf. Acesso em: 26 jun. 2024. Ainda sobre o fichamento, Medeiros (1999) explica que, para elabora-lo, existem alguns passos para serem seguidos, assim analise as afirmações a seguir: I. No primeiro nível, o da leitura polissêmica, há uma análise do texto em si de forma geral. II. O segundo nível, o denotativo, há o foco nos objetivos propostos no início e análise ao final se eles foram cumpridos. III. No nível da crítica, observa-se a análise da coerência do texto, a contribuição do trabalho para o meio que se destina, e se o autor cumpriu os objetivos que mencionou no início. IV. O último nível é o da problematização. Nele, é questionado sobre a aplicação do texto a outras situações que sejam similares ao que foi discutido. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
II, apenas.
III, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
8ª QUESTÃO
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Leia o texto a seguir:
O resumo, enquanto produto documentário, é um elemento importante na comunicação científica, ou seja, entre um trabalho escrito e seu usuário final. Por isso, assume um papel de destaque no processo de disseminação da informação, tanto como parte da estrutura de uma publicação, quanto como fonte de informação em bases de dados. O resumo documentário é definido como um processo de condensação e representação do conteúdo informacional de documentos. Num sistema de recuperação de informação, ele tem duas funções básicas: informativa e de representação. Com isso, torna-se um elemento facilitador na circulação da informação e da documentação. Para esse processo são propostos dois tipos de resumos: o resumo informativo e o resumo indicativo. (MEDEIROS, 1999, p. 2) Fonte: MEDEIROS, R. TRATAMENTO DO TEXTO JORNALÍSTICO ESCRITO À LUZ DA ANÁLISE DOCUMENTÁRIA: O CASO DO RESUMO. In: Informação & Sociedade; João Pessoa Vol. 9, Ed. 2, (1999). Disponível em: https://www.proquest.com/openview/6e91b6d04f6d87ead1e6a464dc05a4df/1?pq origsite=gscholar&cbl=2030753. Acesso em: 22 jun. 2024. Diante disso, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas: I. O resumo informativo, apesar de ser mais completo e longo que o indicativo, não dispensa a leitura na íntegra do texto original. PORQUE II. O texto indicativo, como o próprio nome denuncia, indica do que se trata, sem exprimir informações completas do texto original. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
9ª QUESTÃO
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Vimos em Medeiros (1999) que uma das razões, na resenha, de não ser notada a presença do emissor e receptor do texto é o fato dela ser escrita na terceira pessoa. A ideia, portanto, é que se estabeleça determinada neutralidade na criação desse tipo de texto. Entretanto, por necessitar da interpretação, organização e julgamento de valor de quem a escreve, este, por sua vez, acaba trazendo sua forma de escrever, suas opiniões, e suas escolhas (linguísticas, terminológicas e de enfoque) ficam claras na resenha escrita.
Fonte: MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: Práticas de Fichamentos, Resumos, Resenhas. Atlas, 2019. 368 p. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4998908/mod_resource/content/0/Redacao_cientifica_- _Joao_Bosco_Medeiros.pdf. Acesso em: 26 jun. 2024. Diante disso, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas: I. A resenha deve resumir a obra, apresentando a avaliação do que foi exposto e a justificativa para tal. PORQUE II. Ela possui o funcionamento similar ao resumo, não sendo possível, assim, a pessoa que a escreve incluir seu próprio juízo de valor referente a obra. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta: |
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
10ª QUESTÃO
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Medeiros (1999), baseando-se em Fiorin e Savioli (1990) relata sobre a importância de se realizar várias leituras de um texto antes de iniciar seu resumo. Primeiro, a ideia é entender do que se trata o texto, de forma generalizada. Segundo, é necessário focar em termos-chave que possuem recorrência, bem como vocábulos complexos, podendo haver pesquisas, nesse momento, para um entendimento global. Após esse momento, a organização é iniciada: os parágrafos devem ser divididos nos chamados blocos temáticos, podendo ser de espaço, tempo, personagens ou ações para, só então, iniciar a escrita com as próprias palavras.
Fonte: MEDEIROS, R. TRATAMENTO DO TEXTO JORNALÍSTICO ESCRITO À LUZ DA ANÁLISE DOCUMENTÁRIA: O CASO DO RESUMO. In: Informação & Sociedade; João Pessoa Vol. 9, Ed. 2, (1999). Disponível em: https://www.proquest.com/openview/6e91b6d04f6d87ead1e6a464dc05a4df/1?pq origsite=gscholar&cbl=2030753. Acesso em: 22 jun. 2024. Considerando o contexto, avalie as afirmações a seguir: I. Na última fase, ao acrescentar as próprias palavras, o autor pode incluir, também, sua opinião pessoal sobre o que foi exposto no texto original. II. É comum que o autor do resumo escolha qual parte do texto irá resumir, não sendo necessário um encadeamento de ideias. III. No resumo, devem conter todas as principais informações do texto original. IV. O resumo deve apresentar o assunto, objetivos, métodos, critérios utilizados e conclusões feitas pelo autor do texto original. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
IV, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
III e IV, apenas.
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