PROJETO DE ENSINO – STORYTELLING NA COMUNICAÇÃO SOCIAL – 52_2025
1ª QUESTÃO
Diante do papel crucial do storytelling na educação e na transmissão de valores culturais, considere as seguintes afirmações sobre a influência da criatividade, da curiosidade e das estruturas narrativas universais na apresentação de ideias convincentes.
A partir do contexto apresentado, analise as afirmações a seguir:
- “A criatividade desempenha um papel crucial na educação, incentivando uma compreensão mais profunda e holística do mundo.”
- “A capacidade de instigar a curiosidade e desafiar as crenças estabelecidas é essencial para apresentar uma ideia convincente.”
III. “A história do herói, conforme identificada por Joseph Campbell, revela que diferentes culturas reagem de maneira diferente às histórias, sendo algumas muito mais racionais que as outras.”
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
2ª QUESTÃO
A arte milenar de contar histórias desempenha um papel crucial na formação social e psicológica ao longo da história da humanidade. Além disso, a habilidade de contextualizar e envolver a audiência com exemplos claros e concisos tem sido fundamental para o impacto dessas narrativas.
Refletindo sobre esses aspectos, analise as afirmativas a seguir.
- As histórias têm desempenhado um papel fundamental na formação social e psicológica ao longo da história da humanidade.
- A capacidade de contar boas histórias reside na habilidade de contextualizar e envolver a audiência com exemplos claros e concisos.
III. A jornada do herói, proposta por Joseph Campbell, revela uma estrutura narrativa recorrente em mitos e histórias ao redor do mundo.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
about:blank 1/6
05/05/25, 16:38 Unicesumar – Ensino a Distância
I, apenas.
III, apenas. I e II, apenas. II e III, apenas. I, II e III. |
3ª QUESTÃO
No contexto da utilização estratégica do storytelling pelas marcas na comunicação social, avalie as seguintes afirmações sobre o uso de narrativas tanto para estabelecer conexões emocionais com o público quanto para transmitir fatos verídicos e narrativas baseadas na imaginação.
Com base no contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
- “As marcas usam histórias para estabelecer conexões emocionais com o público e promover uma identificação com seus valores e missões.”
- “O storytelling na comunicação social pode ser usado tanto para disseminar fatos verídicos quanto para promover narrativas baseadas na imaginação, o público acredita em tudo.”
III. “Os consumidores não estão preparados para histórias fictícias, por isso o storytelling deve ser utilizado apenas para contar histórias verdadeiras.”
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
about:blank 2/6
05/05/25, 16:38 Unicesumar – Ensino a Distância
O fenômeno da pós-verdade na comunicação social tem despertado debates acalorados sobre a influência das emoções e crenças individuais em relação aos fatos objetivos. Nesse contexto, é fundamental compreender os efeitos da ressignificação de conceitos e palavras na formação da opinião pública e do imaginário social.
Diante disso, avalie as afirmativas a seguir. I. Na era da pós-verdade as pessoas são muito mais influenciadas pelas emoções e crenças individuais em detrimento dos fatos objetivos. II. A ressignificação de conceitos e palavras desempenha um papel crucial na formação da opinião pública e do imaginário social. III. O enfraquecimento das estruturas sociais tradicionais contribuiu para formar um ambiente em que a descrença seja marca deste tempo em que vivemos. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
5ª QUESTÃO
De acordo com Kellner (2001), “as narrativas e as imagens veiculadas pela mídia fornecem os símbolos, os mitos, e os recursos que ajudam a construir uma cultura comum para a maioria dos indivíduos em muitas regiões do mundo hoje”.
KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia. Bauru: EDUSC, 2001.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções a seguir:
- O poder da mídia é o poder de influenciar as pessoas.
PORQUE
- As narrativas veiculadas pela mídia, fornecem símbolos e mitos que são base para a construção de uma cultura comum.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
about:blank 3/6
05/05/25, 16:38 Unicesumar – Ensino a Distância
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas. |
6ª QUESTÃO
Durante este projeto de ensino utilizamos como exemplo os cases de algumas marcas que recorreram ao storytelling para conectarem-se com seus consumidores. Algumas obtiveram sucesso e são reconhecidas e respeitadas pelos consumidores e outras não foram tão bem sucedidas. A diferença está no tipo de “contrato” que a marca estabelece com seu público.
Assim, com base nesta informação, analise as asserções a seguir:
- As marcas que obtiveram sucesso utilizando storytelling são aquelas que contaram boas histórias e deixaram claro se era uma história real ou fictícia.
PORQUE
- Histórias verdadeiras não interessam ao público que gosta de grandes histórias emocionantes, os mesmos preferem que sejam mentirosas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
ALTERNATIVAS
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.
7ª QUESTÃO
No contexto da importância do storytelling na comunicação social e na construção de narrativas persuasivas, analise as seguintes afirmativas sobre os elementos fundamentais para o envolvimento da audiência e a relevância das ideias compartilhadas para a sociedade.
A partir do contexto apresentado, analise as afirmativas a seguir:
- “Concentrar-se em uma ideia principal é fundamental para envolver a audiência em uma narrativa convincente.”
- “A linguagem utilizada na apresentação de uma história deve ser adaptada ao conhecimento prévio do público-alvo para garantir uma compreensão clara da mensagem.”
III. “A relevância de uma ideia compartilhada está intrinsecamente ligada ao benefício que ela traz para a audiência e a sociedade.”
É correto o que se afirma em:
about:blank 4/6
05/05/25, 16:38 Unicesumar – Ensino a Distância
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
8ª QUESTÃO
A narrativa desempenha um papel central na construção de conexões emocionais entre marcas e consumidores, proporcionando uma identificação profunda com os valores e missões das empresas. A linguagem utilizada nesse contexto exige uma adaptação cuidadosa ao conhecimento prévio do público alvo.
Com isso em mente, avalie as afirmativas a seguir.
- A linguagem utilizada na apresentação de uma história deve ser adaptada ao conhecimento prévio do público-alvo para garantir uma compreensão clara da mensagem.
- As marcas usam narrativas para estabelecer conexões emocionais com o público e criar uma identificação com seus valores e missões.
III. O storytelling na comunicação social pode ser usado tanto para disseminar fatos reais quanto para promover narrativas baseadas na imaginação.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
9ª QUESTÃO
about:blank 5/6
05/05/25, 16:38 Unicesumar – Ensino a Distância
O poder persuasivo das narrativas na comunicação social reside na capacidade de concentrar-se em uma ideia central que ressoe com o público-alvo, gerando engajamento e reflexão. Nesse contexto, a relevância de uma ideia compartilhada está intrinsecamente ligada ao benefício que ela proporciona à audiência e à sociedade em geral.
Refletindo sobre essas premissas, analise as afirmativas a seguir. I. Concentrar-se em uma ideia principal é fundamental para envolver a audiência em uma narrativa convincente. II. A relevância de uma ideia compartilhada está intrinsecamente ligada ao benefício que ela traz para a audiência e a sociedade. III. Muitas marcas utilizam o recurso de apresentar muitos benefícios para os consumidores, pulverizando a comunicação e enfraquecendo o discurso principal. É correto o que se afirma em: |
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
10ª QUESTÃO
Considerando a aplicação do storytelling na construção de marcas e na conexão emocional com o público, analise as seguintes afirmativas sobre a importância das histórias emocionais e da ressignificação de conceitos na criação de narrativas persuasivas na comunicação social.
Com base o contexto apresentado, analise afirmativas a seguir:
- “A ressignificação de conceitos e palavras descaracteriza a linguagem e confunde as narrativas por isso tende a ser evitada pela comunicação social.”
- “A construção de histórias emocionais é uma técnica essencial para envolver e cativar o público-alvo.” III. “As histórias contadas pelas marcas podem conectar emocionalmente as pessoas, independentemente de serem baseadas em fatos ou imaginação.”
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
about:blank 6/6